A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), representante máxima dos interesses de mais de quatro mil estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) a nível nacional, foi fundada em 1998 por três dos seus atuais sete Membros, de entre os quais a AEFFUL. A relação de proximidade entre as duas estruturas é, portanto, notória desde o primeiro dia, primando-se sempre pela cooperação para que se faça jus àquele que é hoje o lema de uma APEF coesa e plenamente ciente da sua missão: “Na génese e vanguarda do farmacêutico do futuro”.

Foi em 2017 que a APEF, à semelhança da AEFFUL, viu a aprovação da sua revisão Estatutária. Com esta aprovação, surgiu uma nova estrutura interna da equipa. Assim, estão agora integrados os seguintes Departamentos: Departamento de Intervenção Cívica e Ação Social; Departamento de Política Educativa; Departamento de Relações Internacionais; Departamento Comercial e Marketing; Departamento Cultural; Departamento de Formação e Ensino; Departamento de Estágios e Saídas Profissionais; Departamento de Educação e Promoção para a Saúde; Departamento de Publicações e Imagem. É através das Coordenações Nacionais que se estabelece a ponte intercolaborativa entre os Departamentos dos Membros e da APEF, no sentido de um debate regular dos temas correntes, bem como da organização efetiva das atividades.

As Assembleias Gerais da APEF são o fórum de discussão por excelência onde, para além dos representantes dos vários Membros, é incentivada a presença e a intervenção ativa de todos os restantes estudantes associados.

Como fonte de orgulho que é, a APEF tornou-se em apenas 20 anos um foco de referência para todo o setor farmacêutico no que diz respeito à projeção da voz daqueles que são os futuros profissionais de Saúde. É nesta ambição e representatividade que a AEFFUL se revê, e é com base nas mesmas que continuará de braço dado com a APEF, presenteando-a com contributos relevantes e proatividade.