KIT SUSTENTÁVEL ph

Kit Sustentável: Ecoideias para a Tua “To Do List” !

Por: Mafalda Galveia

Hoje, dia 5 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Ambiente. Esta escolha foi feita porque marca o dia em que teve início a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em 1972, em Estocolmo, na Suécia, e tem como principal objetivo  consciencializar a população sobre a importância da proteção e preservação do ambiente.

Os avisos são muitos, as precauções nunca são suficientes. Estes eventos visam assim apresentar novas formas e métodos para preservarmos o futuro da nossa Humanidade, seja por ações individuais, que começam em casa, como por ações coletivas. A Pharmacevtica traz-te algumas dicas essenciais para que possas contribuir com a tua parte!

– Separação do lixo em casa- 

Muitas pessoas estão demasiado habituadas à “lei do menor esforço” e não o fazem. Ao não separarmos as embalagens, há desaproveitamento dos materiais que as constituem. O volume que ocupam no aterro aumenta significativamente, e se forem eliminadas por incineração, aumenta-se a produção de poluentes atmosféricos. Quem sai prejudicado no final de tudo somos nós, não só a nível ambiental como monetário: as taxas municipais de resíduos aumentam na fatura da água, que se destina a pagar o tratamento dos resíduos que não são encaminhados para a reciclagem.

– Alternativas ao que é feito com plástico – 

Dispensar o gel de banho e trocá-lo por sabão ou sabonete, usar cotonetes e escovas de dentes de bambu e procurar detergentes líquidos em embalagens já recicladas, juntamente com recargas para voltar a encher a mesma embalagem. Também existe papel higiénico já em embalagens recicladas. Ao irmos às compras, optar pelos sacos de tecido reutilizáveis e levar o café matinal em termos ou copos reutilizáveis. Optar pelo alumínio em vez da película aderente para a comida e dizer não aos talheres de plástico e às palhinhas!

– Alimentação sustentável – 

Muitas vezes gastamos muito mais do que precisamos: o desperdício de alimentos é dos principais problemas ambientais atualmente. Comprar e comer apenas o necessário! Sempre que possível, frequentar feiras, entender a sazonalidade dos alimentos e fortalecer os produtores que disponibilizam comida de melhor qualidade e preços acessíveis. Caso não seja possível, tentar fazer melhores escolhas no supermercado. Evitar os desperdícios em casa e, se possível, plantar algumas coisas que são sempre necessárias para os cozinhados, como por exemplo os temperos!

– Economizar água – 

Nos dias quentes, regar as plantas pela manhã ou à noite, para tentar reduzir a perda de água por evaporação (cerca de 48 garrafas de 2 litros/mês é a poupança). Ao lavar a loiça, limpar os restos de comida dos pratos e panelas. Molhar tudo uma vez e fechar a torneira. Voltar a abrir só para tirar o sabão no fim (o consumo tem um decréscimo de 117 litros para 20)! Não deitar o óleo pelo ralo do lava-loiças! Além de entupir, quando é descartado de forma errada polui 25 mil litros de água. Encaminhar o óleo para a reciclagem pode fazer com que seja transformado em sabão! Ao escovar os dentes, fechar a torneira enquanto não for para bochechar. 5 minutos de lavagem com a água sempre a correr gasta 12 litros de água: com a torneira fechada, podemos poupar até metade!

 

 

The following two tabs change content below.