Let’s Talk About Numbers: Direitos Humanos

Por: Ricardo Lopes

Anualmente, a 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e, desta forma, a Pharmacevtica apresenta-te algumas estatísticas sobre esta temática na tão conhecida rubrica, Let’s Talk About Numbers!

Todos nós, enquanto seres humanos, merecemos que a nossa dignidade seja reconhecida e, como tal, possuímos não só deveres como também direitos. Contudo, este cenário é desrespeitado muitas das vezes, especialmente nas crianças e jovens, evoluindo para situações de Escravidão e Tráfico Humano.

Convidamos-te a ler os dados estatísticos que se seguem de forma a compreenderes melhor a verdadeira realidade que se vive a nível mundial no que toca aos Direitos Humanos!

0 milhões
de crianças com menos de 15 anos são vítimas de Abuso Infantil

A Youth for Human Rights afirma que a vulnerabilidade das crianças torna-as alvos fáceis para indivíduos mal intencionados, registando-se um elevado número de vítimas de abusos e negligências.

1 em cada 0
crianças estão envolvidas em Trabalho Infantil

Cerca de 246 milhões de crianças, entre os 5 e os 17 anos, são diariamente submetidas a condições precárias onde têm que trabalhar, sujeitas a serem agredidas caso não o façam.

0 mil
crianças são usadas como soldados

Estes dados fornecidos pela UNICEF relatam que estas crianças-soldados se situam todos abaixo de 18 anos, sendo atualmente exploradas em mais de 30 conflitos armados em todo o mundo.

0 milhões
de pessoas são vítimas de Tráfico Humano

Anualmente, entre 600 mil a 800 mil pessoas são traficadas através de fronteiras internacionais de acordo com o Departamento de Estado dos EUA.

0 milhões
relatórios sobre todos os tipos de exploração sexual infantil

Desde 1998, a base nos Estados Unidos do Centro Nacional para as Crianças Desaparecidas e Exploradas resolveu mais de 300 mil relatórios de todos os tipos de exploração sexual infantil, incluindo pornografia infantil, abuso infantil, prostituição infantil, aliciamento on-line de crianças, turismo sexual infantil, entre outros.

O Tráfico de Seres Humanos é uma praga que se pode dispersar por qualquer país!

Por vezes pensamos que as nossas pequenas ações nunca irão ter impacto no mundo, mas aí é que nos enganamos! Através da explicação dos Direitos Humanos às crianças estamos a contribuir para o seu crescimento de forma informada e segura. Mas não ficamos por aqui, a organização de eventos de consciencialização e fóruns sobre estas questões possuem também uma grande influência nesta problemática, visto que nos permitem chegar a um maior número de pessoas e transmitir a mensagem de forma mais eficaz!

Não fiques indiferente a esta causa, individualmente temos a capacidade de contribuir para o bem-estar coletivo!