Existem inúmeras razões para a satisfação e recompensa sentidas, quando realizamos ações de Voluntariado, e contribuímos para melhorar vertentes da Sociedade atual. Através deste Banco de Voluntariado, pretendemos deixar o convite para que não fiquemos indiferentes, e tentemos encontrar sempre espaço para fazer algo pelo outro.

O Departamento de Intervenção Cívica e Ação Social reuniu diversas Associações disponíveis para Voluntariado, assim como as informações gerais importantes sobre cada uma, para que te possas informar acerca das mesmas, sempre que quiseres.

Se tiveres curiosidade em saber mais acerca de alguma destas Associações, só tens de clicar na imagem de uma associação que te redicionará para o website de cada uma!

Para Onde?

A Associação “Para Onde?” é uma associação de voluntariado, que promove o contacto entre indivíduos provenientes de realidades diferentes, a nível local, nacional e internacional. O trabalho a mesma desenvolve permite unir pessoas de contextos socioculturais, nacionalidades e/ou religiões diferentes, com vista a combater problemáticas atuais como o preconceito e a desigualdade.

Duração: Curta (1 a 3 semanas) ou Longa (1 mês até 6 meses/1 ano)

P

AMI

A AMI tem como objetivo principal a luta contra a Pobreza, a Exclusão Social, o Subdesenvolvimento, a Fome e as sequelas da guerra, em todo o Mundo.

Na área internacional, a AMI desenvolve três grandes tipos de intervenções, designadamente, Missões de Emergência, Missões de Desenvolvimento com equipas expatriadas e Projetos Internacionais em Parceria com Organizações Locais.

É possível contribuir através da compra de produtos solidários, ou durante as campanhas solidárias que são feitas a nível internacional.

P

Médicos do Mundo

Os “Médicos do Mundo” têm, na base da sua atuação, a premissa de que todos os seres humanos têm direito ao acesso a cuidados de saúde, independentemente da sua nacionalidade, religião, ideologia, raça ou possibilidades económicas.

Esta associação desenvolve projetos de cooperação para o desenvolvimento em saúde e ajuda humanitária em todo o mundo, prestando cuidados gratuitos de saúde a populações vulneráveis.

P

Re-Food

A Re-Food é uma associação de combate ao Desperdício Alimentar, pretendendo reduzir a quantidade de resíduos alimentares produzidos nas cidades, organizando a recolha e redistribuição destes bens pelos mais necessitados.

Todos os envolvidos têm obrigatoriamente que preencher alguns critérios básicos, estabelecidos pela Re-Food, como fornecer diariamente grandes quantidades de alimentos nutritivos e em bom estado de forma contínua e sem custos significativos, isto é, quase a custo zero.

Amigos Improváveis

A Associação “Amigos Improváveis” tem como objetivo combater a Solidão e o Abandono sofrido pelas camadas mais velhas da nossa sociedade.

Assim, os Voluntários têm a oportunidade de realizar visitas em grupo, ao domicílio, a pessoas com mais de 65 anos.

Serve the City

A “Serve the City” atua junto de pessoas socialmente fragilizadas, e nas temáticas da exclusão, no que diz respeito aos sem-abrigo, à pessoa idosa isolada, às crianças e jovens em situações de maior vulnerabilidade, à pessoa imigrante ou refugiada, entre outras.

Criados para pertencer, na Cidade juntos lançamos pontes,

para que ninguém se sinta excluído

Click here to add your own text

Banco Farmacêutico

O Banco Farmacêutico consiste numa associação de intervenção social na área da Saúde e do Medicamento.

Tem como missão ajudar os mais carenciados, através da distribuição de medicamentos e produtos de saúde, em colaboração com as realidades assistenciais que operam localmente. Neste sentido, desenvolve a Jornada Anual de Recolha de Medicamentos, que apela a donativos por parte de pessoas singulares e farmácias comunitárias, tendo sempre em consideração as necessidades reais daqueles que são apoiadas por Instituições de Solidariedade Social.

Click here to add your own text

Os Putos Traquinas

A Associação de Solidariedade Social que adopta o nome de Associação de Tempos Livres e Apoio à Família “Os Putos Traquinas” é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, que pretende dar apoio a crianças e jovens, famílias e cidadãos mais vulneráveis.

Click here to add your own text

Dignitude

A Associação Dignitude tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. Desenvolve, essencialmente, duas grandes campanhas: Dê troco a quem precisa e Consignação do IRS.

Click here to add your own text

ComAbrigo

A “Com Abrigo” pretende promover a inclusão social e profissional de indivíduos em situação de sem-abrigo ou em risco de exclusão social, através da disponibilização de um conjunto de serviços especializados, na centralização de informação sobre este público-alvo e a criação de um espaço com ferramentas para a autonomização das pessoas sem-abrigo, aberto à comunidade.

Esta inclusão pretende, assim, gerar uma mudança social nas pessoas sem-abrigo de forma a inseri-las em postos de trabalho e a garantir a qualidade de vida das mesmas.

Click here to add your own text

CERCI Lisboa

A Associação Cerci Lisboa trabalha no sentido de promover a inclusão social tanto de pessoas com deficiência intelectual, como de pessoas multideficientes, proporcionando uma melhor qualidade de vida e formas de vivência comum.

Atua na prevenção, sensibilização, promoção de competências e capacidades, e no desenvolvimento de atividades para este público-alvo.

Click here to add your own text

Coração Amarelo

A Associação “Coração Amarelo” promove iniciativas que visem apoiar pessoas em situação de solidão e/ou dependência, preferencialmente as mais idosas. Da mesma forma, atua junto das entidades responsáveis, promovendo iniciativas tendentes à sua sensibilização para a necessidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Click here to add your own text

Plantar Uma Árvore

A “Plantar uma Árvore”, enquanto associação de voluntariado, promove a adoção de uma atitude cívica positiva e ecológica, em defesa da floresta nativa.

Desta forma dão, a cada pessoa, a oportunidade de plantar e cuidar de uma árvore por ano, de modo a servir de modelo para o mundo. Esta ação promove a restituição das florestas, a promoção da biodiversidade e a diversificação dos habitats, permitindo ainda fortalecer os ecossistemas e a sua resiliência às alterações climáticas.

Click here to add your own text

Ajuda de Mãe

A “Ajuda de Mãe” é uma associação de apoio às mães e às suas famílias, de modo a tornar o nascimento do bebé uma melhoria na vida familiar. A instituição informa, encaminha e acolhe grávidas, forma as mães em diversas temáticas, conseguindo promover a sua qualificação escolar e reinserção social.

Click here to add your own text

CASA

A “CASA” promove o auxílio a pessoas sem-abrigo, que integrem famílias em risco e/ou carenciadas, através de ações de Solidariedade Social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género de cada um.

Click here to add your own text

Comunidade Vida e Paz

A “Comunidade, Vida e Paz” Dedica-se à recuperação das pessoas sem-abrigo, num projeto de reencaminhamento para a reinserção familiar, social, escolar e profissional. Proporciona às pessoas sem-abrigo uma experiência de vida em comunidade, um programa terapêutico e uma formação técnico-profissional.

Click here to add your own text

Recados e Companhia

Associação ao abrigo do Programa “Agora Nós” que visa a apoiar idosos com mais de 65 anos em pequenas tarefas (ida ao médico, passear, ir às compras) ou fazer-lhes companhia, diminuindo assim o isolamento desta população.

Click here to add your own text

Academia do Futuro

A Academia do Futuro oferece sessões de tutoria comportamental, por parte dos voluntários desta associação. As sessões são semanais e têm a duração de 1h30.

Nestas sessões, o tutor realiza atividades adaptadas ao aluno, dependendo sempre do diagnóstico efetuado, idade e dificuldades do mesmo. Estas sessões têm lugar só depois de identificadas as causas do baixo aproveitamento escolar do aluno.

Click here to add your own text

Animalife

A Animalife trabalha no sentido de lutar contra os problemas da sociedade referentes à superpopulação de cães e gatos, as dificuldades financeiras das famílias que acolhem estes animais, e a exclusão social e a solidão associadas.

Click here to add your own text

SOS Animal

A SOS Animal é uma associação de voluntariado com a principal missão de proteger todos os animais e o seu habitat, através da partilha de informação que estimule a compaixão, respeito e compreensão dos seres humanos para com todas as espécies animais.

Click here to add your own text

Just a Change

A Associação “Just a Change” trabalha no sentido de reabilitar dezenas de casas por ano, ao encarregar-se de mobilizar agentes locais para sinalizar casos de pobreza habitacional, e selecionar os casos alvo de intervenção.

Esta associação encarrega-se ainda de mobilizar os principais recursos necessários ao projeto e execução de cada obra.

Click here to add your own text

Clínica S. João de Ávila do Instituto S. João de Deus

Constitui-se como uma Unidade de saúde de referência especializada em Programas Intensivos de Reabilitação Física, integrando uma Unidade de Convalescença, intervenção especializada em Cuidados Paliativos e Unidade de Dia de Reabilitação.

Elaboram diversos tipos de projetos de voluntariado, que identificam as necessidades existentes, adequando aos eventuais voluntários nos mesmos.

Os projetos de voluntariado definidos são:   Escuta e Diálogo; Animação; Acompanhamento ao exterior; Acompanhamento na Eucaristia; Voluntariado na Fisioterapia; Apoio à Terapia Ocupacional; Apoio às Refeições

Click here to add your own text

Move-te Mais

A Associação “Move-te Mais” é uma associação de voluntariado que desenvolve atividades no âmbito das áreas da saúde, educação e apoio social a populações desfavorecidas e em risco, a nível nacional e internacional.

Realiza, entre outras atividades, rastreios cardiovasculares, ações de formação na área da prevenção na área da saúde, para profissionais de centros de dia, assim como sessões de movimento e apoio a idosos, educação pelos pares, saídas noturnas de apoio às pessoas sem-abrigo.

A “Move-te Mais” promove, ainda, atividades lúdicas de convívio entre os voluntários e diversas momentos de angariação de fundos.

Click here to add your own text

ProAtlântico

Assenta na criação de projetos com o fim último de proporcionar aos seus associados uma maior consciência do outro e na atenuação de assimetrias existentes na comunidade em que está inserida.