A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) é uma associação multi-desportiva sem fins lucrativos que foi criada no dia 22 de dezembro de 2004 com o objetivo de dinamizar e gerir  o Desporto no ensino Superior  de Lisboa. 

A ADESL surge como uma necessidade natural de autonomia, tendo em vista o desenvolvimento do desporto no seio do movimento académico de Lisboa

No Desporto Universitário existem dois princípios fundamentais que caracterizam a forma da prática desportiva e que levam à satisfação do indivíduo: sendo estes a criação de uma verdadeira competição e dar ênfase à recreação e à prática desportiva de lazer, com vista ao alcançar do bem-estar físico, mental e social.

A ADESL tem a seu cargo os Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL), tanto em modalidades coletivas como modalidades individuais.

A AEFFUL faz-se representar pelas nossas equipas que participam nos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL), estando a equipa de Basquetebol Feminino, Futsal Feminino e Voleibol Masculino na 1ª divisão e as equipas de Futsal Masculino e Voleibol Feminino na 2ª divisão; e ainda pelos vários atletas individuais.

Esta Associação possui cinco Órgãos Sociais, Direcção Geral, Mesa de Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho de Disciplina, Conselho de Justiça possuindo como presidentes Alexandre Rua (AEFMH), João Fabião (AEISCTE-IUL), Ricardo Oliveira (AEIST), Luis Freitas (AADUCP) e David Piedade (AEFDUNL), respetivamente.

Descobre mais sobre a ADESL e sobre os Campeonatos Universitários de Lisboa em https://www.adesl.pt/

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) nasceu de um movimento de várias academias do País com o objetivo de dinamizar e incentivar o desporto no seio do Ensino Superior. 

Sendo uma Federação multidesportiva, com a missão de organizar o desporto universitário a nível nacional em toda a sua dimensão – desportiva, educativa e social – pretende através das várias atividades fomentar a competição, o convívio e intercâmbio de estudantes das várias instituições de ensino superior dentro e fora de Portugal.

Esta Federação é constituída pelos seguintes Órgãos Sociais: Direção, Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho de Justiça e Conselho de Disciplina, sendo os respetivos presidentes, André Reis, Bruno Fragueiro, Nuno Reis, Nuno Rocha e Ricardo Morgado da Costa.

Tem atualmente mais de 10 mil praticantes filiados divididos por 52 modalidades coletivas e individuais, envolvendo mais de 100 clubes e 540 equipas. Organiza anualmente mais de 80 Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) e 22 regionais e atribui oficialmente 323 títulos nacionais universitários, culminando com a organização da Gala do Desporto Universitário, para homenagear os melhores do ano. Os CNU realizam-se cada ano em cidades diferentes, sendo organizado pela universidade que vença as candidaturas. A AEFFUL faz-se representar os CNU através dos seus atletas individuais em várias modalidades.

Para além de coordenar todas as atividades desportivas a nível nacional, a FADU é a entidade que representa o desporto universitário a nível europeu na European University Sports Association (EUSA) e a nível mundial na International University Sports Federation (FISU).

Descobre mais sobre a FADU em https://www.fadu.pt/.

A European University Sports Association (EUSA) é a associação que coordena e regula o Desporto Universitário, a nível europeu.  Para além da coordenação de eventos desportivos, a EUSA tem-se focado na melhoria das condições inerentes à prática desportiva nas universidades europeias, assim como na promoção da mesma por parte dos estudantes. Esta permite uma melhor comunicação entre as diversas federações (membros), e tem como um dos principais objectivos a promoção de ideais, como:

Fair Play

Igualdade de Género 

Ética Desportiva 

Fundada em 1999, encontra-se sediada em Liubliana, Eslovénia

Uma das suas principais atividades é a realização dos Jogos Universitários Europeus, com início em 2012. Estes apresentam o mesmo formato dos Jogos Olímpicos, tendo, como principais diferenças, a periodicidade (dois em dois anos) e o facto de apenas estudantes universitários europeus poderem participar. Tendo a edição de 2018 sido realizada em Coimbra, tornou-se no maior evento multidesportivo a ter lugar em Portugal, contando com cerca de 4.000 participantes, em 13 modalidades diferentes. Com a situação de pandemia iniciada em 2020, a realização da próxima edição dos Jogos Universitários Europeus acabou por ser adiada para 2021 (14-27 de Julho), mantendo-se a localização na cidade de Belgrado, Sérvia.

Para além desta, também se dedica, entre outros eventos, à realização da Semana Europeia do Desporto, ocorrida anualmente em Setembro. Nesta, os vários países membros promovem diversas atividades de índole desportiva. 

Se ficaste curioso(a), encontra todas as informações sobre a EUSA no seu website https://www.eusa.eu/

A Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) foi fundada em 1949, com a finalidade de promover os valores desportivos e de incentivar melhores desempenhos em competições internacionais, em harmonia e complementaridade com os valores do Ensino Superior. 

Esta Federação é a única organização desportiva para estudantes universitários de índole mundial, e pauta-se pela máxima de que “Os estudantes de hoje, serão os Líderes amanhã”. Desta forma, esta tem, como principais características, a promoção do respeito ético e moral, tanto na prática desportiva como na vida profissional e futura

Mais informações sobre a FISU no seu website https://www.fisu.net