O Departamento de Intervenção Cívica e Educação para a Saúde (DICES) da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL) e a LisbonPH, em colaboração com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), convidam toda a comunidade da Faculdade de Farmácia a participar nas Colheitas de Sangue.

Esta atividade terá lugar na sede AEFFUL no dia 22 de novembro, das 09h às 13h e das 15h às 19h. Os litros de sangue doados contam ainda para a Vampire Cup, um concurso organizado pela Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e pela International Pharmaceutical Students Federation (IPSF). Este determina a Faculdade que obtém, em litros, a maior quantidade de dádivas.

Todas as pessoas que cumpram os requisitos básicos de elegibilidade para a dádiva de sangue podem candidatar-se: ter idade superior a 18 anos, peso igual ou superior a 50kg e ter estilos e hábitos de vida saudáveis. Antes da dádiva de sangue é realizada uma avaliação clínica (triagem clínica) por um profissional de saúde qualificado.

 Deves hidratar-te com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia; 

Deves evitar grandes períodos de exposição solar;

Deves tomar o pequeno almoço se doares sangue no período da manhã;

Se doares sangue após o almoço, deves aguardar 3 horas para completar a digestão.

 

Deves continuar a hidratação;

Deves evitar grande períodos de exposição solar;

Deves evitar a prática de exercício físico.

 

Independentemente de teres de cumprir jejum de 8, 12 ou 24 horas, planeia as tuas refeições de modo a que consiga cumpri-lo. Por exemplo, se tens de fazer um jejum de 12 horas e a tua colheita de sangue é às 9 da manhã não deves comer nada após as 21 horas da noite anterior.

Deves beber água. Sim, mesmo quando tem de fazer jejum, podes e deves manter-se hidratado, pois a água não interfere nos resultados das análises.

Não ingiras álcool e café, pois podem afetar os resultados.

Não fumes caso tenha a indicação de que deve jejuar antes da colheita.

Evita mastigar pastilha, ainda que seja sem açúcar, pois pode acelerar a digestão.

Durante o período de jejum, não pratiques exercício físico.

Além de fazeres a diferença na vida de alguém e ser um gesto altruísta, tens direito a seguro de dador, deixas de pagar um seguro moderador e recebes um pequeno lanche de reforço! É um processo rápido, sem marcação e a maioria das pessoas pode doar sangue! Doa sangue, doa vida. A tua generosidade pode ser a esperança que alguém precisa!

O processo de doação de sangue envolve várias etapas, desde a decisão do doador até a transfusão do sangue para um doente.

Nesta etapa, o paciente é identificado e são verificados os sinais vitais, como pressão arterial, temperatura corporal e medidos o peso e a altura do candidato à doação.

Antes de doar sangue, os doadores são submetidos a uma triagem para garantir que atendam aos requisitos de elegibilidade, que podem incluir critérios como idade, peso, histórico médico e estilo de vida.

O doador é levado para uma área de doação, onde ocorre a recolha do sangue. O processo geralmente leva cerca de 10 a 15 minutos.

Após a doação, o doador recebe um lanche e fica um tempo no recobro.

O sangue é armazenado e submetido a testes laboratoriais para garantir a segurança do recetor, incluindo a triagem de doenças infecciosas. É distribuído para hospitais e clínicas, onde será utilizado conforme as necessidades dos pacientes.