Estás à procura de informações sobre a tua ida de Erasmus+? Não sabes que projetos este programa tem para te oferecer? Esta página foi criada para que consigas aceder rapidamente a todas as informações de que precisas. 

Tens ao teu dispor 4 opções para te aventurares pela Europa fora:

  • Aulas: 3º ano do MICF
  • Iniciação à investigação: 5º ano do MICF
  • Prática Hospitalar: 5º ano do MICF
  • Estágio (Work Placement): 5º ano do MICF / 2º e 3º ciclos

AULAS: 3º Ano do MICF

Os alunos do MICF têm a oportunidade de frequentar a totalidade do seu 3º ano curricular noutro país. 

Se fores agora do 2º ano do MICF e estiveres interessado/a nesta modalidade, terás de formalizar a tua candidatura na plataforma Fenix em Fevereiro de 2021. Em breve serão divulgadas as vagas para este projeto, e poderás escolher o teu destino de entre uma lista de Instituições de Ensino Europeias.

Para seres aceite, é considerada a média aritmética simples das Unidades Curriculares realizadas até ao final do teu 1º ano de faculdade. Também podem ser necessárias competências linguísticas específicas a cada Instituição de Ensino. 

Após este processo e caso sejas selecionado/a, terás de seguir as orientações do Gabinete de Erasmus da FFUL para te inscreveres na Instituição de destino e escolher as Unidades Curriculares que vais frequentar. No entanto, é importante notar que algumas das Unidades Curriculares que fizeres poderão não ter equivalências para as lecionadas em Lisboa. 

INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO: 5º Ano do MICF

A opção de iniciação à investigação é a opção com mais vagas disponibilizadas pela FFUL. Este programa concretiza-se no início do 2º semestre do 5º ano, antes do início do estágio curricular.

Ao escolheres ingressar nesta modalidade do Programa Erasmus+, terás a oportunidade de, durante 3 meses, te juntares a uma equipa de investigadores para fazeres um projeto de investigação, sobre o qual escreverás e apresentarás a tua tese.

Se estiveres agora no 4º ano do MICF e estiveres interessado/a nesta modalidade, terás de formalizar a tua candidatura na plataforma Fenix em Fevereiro de 2021. Em breve serão divulgadas as vagas para este projeto, e poderás escolher o teu destino de entre uma lista de Instituições de Ensino Europeias. 

Para seres aceite, é considerada a média aritmética simples das Unidades Curriculares até ao final do teu 3º ano de faculdade (90%) e é também tido em conta se pertences / pertenceste a algum projeto de investigação na FFUL (10%).

PRÁTICA HOSPITALAR: 5º Ano do MICF

Este programa concretiza-se no início do 2º semestre do 5º ano, antes do início do estágio curricular.

Ao escolheres esta modalidade do Programa Erasmus + terás a oportunidade de, durante 3 meses, te juntares a uma equipa de profissionais de saúde num hospital europeu para fazeres o teu estágio curricular de farmácia hospitalar. É importante referir que, ao regressares deste estágio de 3 meses terás ainda de fazer um estágio curricular de 4 meses numa farmácia portuguesa.

Se estiveres agora no 4º ano do MICF e estiveres interessado/a nesta modalidade, terás de formalizar a tua candidatura na plataforma Fenix em Fevereiro de 2021. Em breve serão divulgadas as vagas para este projeto, e poderás escolher o teu destino de entre uma lista de Hospitais Universitários. 

Para seres aceite, é considerada a média aritmética simples das Unidades Curriculares até ao final do teu 3º ano de faculdade (90%) e é também tido em conta o conhecimento linguístico exigido pelo país para onde te estiveres a candidatar (10%).

ESTÁGIO (WORK PLACEMENT): 5º Ano do MICF/2º e 3º Ciclos

A opção de Work Placement é a única opção para a qual não são disponibilizadas vagas pela FFUL, pois és tu quem escolhe o teu destino. Para alunos do MICF, este programa concretiza-se no início do 2º semestre do 5º ano, antes do início do estágio curricular, e tem a duração de 3 meses normalmente. Para alunos do 2º e 3º ciclos, o programa tem a duração de 2 a 9 meses.

Ao escolheres ingressar nesta modalidade do Programa Erasmus+, terás de arranjar um contacto noutro país onde queiras estagiar ou mesmo fazer um projeto de investigação que defina o tema da tua tese como no programa de Iniciação à Investigação. Para encontrares este contacto, fala com professores da FFUL que trabalhem na tua área de interesse pois muitas vezes eles conhecem profissionais no estrangeiro.

Se estiveres agora no 4º ano do MICF e estiveres interessado/a nesta modalidade, terás de formalizar a tua candidatura na plataforma Fenix em Fevereiro de 2021. 

Para seres aceite, caso sejas aluno do MICF, é considerada a média aritmética simples das Unidades Curriculares até ao final do teu 3º ano de faculdade (90%) e é também tido em conta se pertences / pertenceste a algum projeto de investigação na FFUL (10%). Caso sejas aluno do 2º ou 3º ciclos, é considerada a classificação final da tua licenciatura ou do teu mestrado, respetivamente.

BOLSAS

Aqui tens a lista mais atualizada dos valores mensais da bolsa publicados pela faculdade:

Aulas, Prática Hospitalar e Iniciação à investigação:

Work Placement:

Work Placement:

MAIS INFORMAÇÃO

Já escolheste o teu destino? Consulta no site da European Pharmaceutical Students’ Association (EPSA) o seu Students’ Guide, onde poderás encontrar informação relevante para estudantes de Erasmus sobre quase todos os países da Europa. Desde informação sobre as despesas de alojamento ou alimentação a factos importantes sobre a cultura do país, o Students’ Guide poderá ser uma grande ajuda para qualquer estudante antes de se aventurar pela Europa fora!

Em caso de dúvida contacta-nos!