Internacional

REPRESENTAÇÃO EXTERNA: INTERNACIONAL

EUROPEAN PHARMACEUTICAL STUDENTS’ ASSOCIATION

A European Pharmaceutical Students’ Association (EPSA) é uma Associação que representa mais de 100.000 estudantes de 35 países por toda Europa e, juntamente com as suas 44 Associações Membro, ambiciona envolver e alcançar cada um dos Estudantes para desenvolver o futuro dos Farmacêuticos.

O EPSA Annual Congress e o Autumn Assembly são os eventos mais importantes no calendário da EPSA, onde é discutido, juntamente com os membros, o trabalho desenvolvido ao longo do ano e nos quais é proporcionado aos estudantes um rico programa educacional e cultural. Para além disso, a EPSA possui anualmente mais dois eventos: o Annual Reception, com um carácter mais político, onde se discutem temáticas de extrema importância para o ensino e prática do Setor Farmacêutico a nível europeu, advogando pelo interesse dos estudantes. A EPSA organiza ainda a EPSA Summer University, atividade na qual o maior foco é o desenvolvimento das soft skills e a partilha multicultural dos participantes.

Caso tenhas alguma dúvida ou pretendas entrar “no mundo internacional” contacta-nos através do endereço euroofficer@aefful.pt.

INTERNATIONAL PHARMACEUTICAL STUDENTS’ FEDERATION

Fundada em 1949, a International Pharmaceutical Students’ Federation (IPSF) representa atualmente cerca de 500,000 Estudantes e recém-mestres de Ciências Farmacêuticas em noventa países diferentes. O trabalho desta estrutura tem como foco áreas como a Saúde Pública, educação Farmacêutica e o desenvolvimento profissional. As suas iniciativas incluem o desenvolvimento de Campanhas de Saúde Pública (PHCs), Advocacia em temáticas relativas ao Setor Farmacêutico e ainda a organização de eventos regionais e internacionais, nos quais se incluem tanto a componente formativa como a vertente associativa.

Atualmente, a AEFFUL é Member in Association (MiA) desta estrutura. Como tal, não possui direito de voto nas Assembleias Gerais da mesma, apesar de poder intervir quando pertinente. Assim como a AEFFUL, também a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (AEFFUP) são membros da IPSF, colaborando em sinergia para uma representação exemplar dos Estudantes Portugueses de Ciências Farmacêuticas.

O Student Exchange Programme (SEP) é o maior projeto da IPSF, o qual permite aos Estudantes realizarem estágios noutro país que não o seu, podendo escolher de entre um variado espetro de áreas Farmacêuticas. Desta forma, a AEFFUL recebe anualmente Incoming Students de vários países, organizando atividades para estes, em conjunto com a SEP Healping Team e o Núcleo de Mobilidade.

A IPSF está dividida em cinco regiões:

  • Asia Pacific Regional Office (APRO);
  • African Regional Office (AfRO);
  • Eastern Mediterranean Regional Office (EMRO);
  • European Regional Office (EuRO);
  • Pan American Regional Office (PARO).