Deparamo-nos, desde sempre, com questões em relação ao mundo que nos rodeia. As respostas às mesmas envolvem um grande trabalho de pesquisa, raciocínio e concretização. É necessário observar o alvo em análise, estudar os dados pré-existentes, formular teorias e, por fim, elaborar experiências de forma a comprovar as hipóteses inicialmente formuladas.
A procura de respostas é um desafio constante, uma luta na qual participam todos os investigadores que dedicam o seu trabalho no progresso e bem-estar da sociedade. No que respeita à área da saúde, o conhecimento científico produzido pela investigação terá, um dia, um impacto direto na vida dos doentes. Os investigadores têm nas suas mãos o futuro daqueles que do seu trabalho dependem para viver melhor ou até mesmo sobreviver.
É o desenvolvimento constante das Ciências Farmacêuticas que estimula a Investigação e o Desenvolvimento (I&D) no âmbito da conceção do medicamento. Este é um trabalho que requer equipas multidisciplinares que têm em vista um fim comum, o progresso e a inovação.