Descobre mais sobre Maria Henriques Ribeiro

Grupo imed: Pharmaceutical Bioengineering, Biotechnology & Bioproducts

   O principal objetivo deste projeto é estudar o potencial terapêutico dos biosurfatantes, glicolípidos, na terapêutica do cancro e doenças infeciosas. Considerando a aplicação terapêutica dos biosurfatantes trealoselípidos (TLs) é fundamental a obtenção destes compostos com elevados rendimentos e com elevado grau de pureza.
   Assim, este projeto está centrado na produção de TLs, em microescala, a partir de diferentes fontes renováveis com o intuito de uma produção ambientalmente sustentável, e com uma elevada recuperação e purificação dos TLS. Para explorar o potencial terapêutico dos TLs duas estratégias serão seguidas: i) avaliação da atividade anticancerígena e ii) avaliação da actividade antimicrobiana  e citotoxicidade dos TLs.
   O sucesso da terapia génica está dependente do desenvolvimento de vetores eficientes, em especial no que se refere à introdução do gene selecionado nas células-alvo. O recurso a vetores não-virais tem ganho popularidade no sentido de melhorar a eficácia e segurança na utilização de sistemas veiculação de genes.
   Este projeto está centrado (i) na produção de lipoaminoácidos (LAAs) por via enzimática, com recurso a lípases e avaliação do potencial de entrega in vitro de DNA e RNA.