
Órgãos de Gestão


A Assembleia Geral é o Órgão máximo deliberativo da AEFFUL, onde os estudantes definem o rumo da sua associação. É aqui que são discutidos e votados os Planos de Atividades e Orçamentos da AEFFUL, que regem aquele que será o seu projeto anual. Adicionalmente, debruça-se sobre muitos outros assuntos e documentos basilares, escrutinando o funcionamento da estrutura, tendo inclusive poder para destituir os titulares dos órgãos de gestão.
A Mesa da Assembleia Geral (MAG) é o órgão regulador da Assembleia Geral. Constituída por 3 Associados da AEFFUL – um Presidente, uma Vice-Presidente e um Secretário – tem a responsabilidade de convocar e presidir as Assembleias Gerais, segundo o seu Regulamento Interno e respeitando rigorosamente os Estatutos da AEFFUL, de forma equitativa e imparcial.
É em seio de Assembleia Geral que marcam presença os representantes dos estudantes nos Órgãos de Governo da tua Faculdade: o Conselho Pedagógico e Conselho de Escola, deixando os Associados informados sobre diversas temáticas do seu interesse.
A AEFFUL é dos estudantes e para os estudantes. É imprescindível a presença do maior número de associados possível, visto que é em seio de Assembleia Geral que se discutem assuntos e tomam decisões que têm impacto no futuro da comunidade estudantil.
Cabe também à MAG a presidência do Conselho Consultivo e da Comissão Eleitoral da AEFFUL. Este ano, adicionalmente, está a decorrer um processo de revisão estatutária, em seio de uma Comissão de Revisão de Estatutos, presidida pelo Presidente da MAG.
Todas as questões relativas à MAG ou às Assembleias Gerais, ao seu funcionamento ou ação deverão ser endereçadas para mag@aefful.pt.


O Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) é o Órgão de Gestão responsável por toda a fiscalização e ação disciplinar na AEFFUL.
Ao nível disciplinar, o CFD assegura a verificação do cumprimento dos Estatutos, do Regulamento Disciplinar, dos vários Regulamentos Internos, e de outros regulamentos ou normas da AEFFUL que tenham sidos aprovados em seio de Assembleia Geral (AG). São emitidos Pareceres Trimestrais em AG precisamente em relação ao comportamento disciplinar de todos os Órgãos de Gestão da Associação. Além disso, é também papel do CFD a fiscalização do Plano de Ação e a aplicação de Processos Disciplinares e/ou Sanções no caso de serem identificadas infrações.
Apesar do CFD ser um Órgão de Gestão independente, está em constante contacto com os restantes Órgãos, trabalhando em proximidade com o Tesoureiro, com o Departamento de Logística e Vendas e com o Departamento de Assessoria Financeira, de forma a analisar as contas da Associação através da avaliação dos balancetes. É tarefa, também, emitir pareceres, apresentados em AG, tendo em conta a análise de vários documentos, como é o caso do Plano de Atividades, o Orçamento, o Relatório Intercalar de Contas, o Relatório Final de Contas e os vários Relatórios de Atividades. Os últimos são realizados pelos Departamentos envolvidos na organização da atividade e permitem ao CFD avaliar a pertinência e o sucesso das mesmas.

A Direção da AEFFUL (DAEFFUL) é composta por 23 dirigentes e 31 membros que, em conjunto, pretendem representar e defender os interesses dos Estudantes, tanto em estruturas nacionais como internacionais. É também nosso objetivo contribuir para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras, baseadas nos diferentes espetros de ação de cada Departamento.
Para o mandato de 2022, enquanto Direção da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, pretendemos contribuir para a formação de futuros Profissionais de Saúde e, além disso, proporcionar aos nossos Estudantes atividades nas quais a Associação se possa aproximar da comunidade estudantil daquela que é a mais prestigiada Faculdade de Farmácia do país.
Com isto, a DAEFFUL conta com os seus Estudantes para participarem ativamente no mundo Associativo, de modo a elevar o bom nome da AEFFUL para que a Associação possa progredir ano após ano.

Departamento de Assessoria Financeira
O Departamento de Assessoria Financeira (DAF) faz a sua estreia neste mandato no organograma da AEFFUL, tendo como principal objetivo otimizar os vários procedimentos de tesouraria que são fulcrais para garantir a sustentabilidade financeira da AEFFUL.
Assim, o DAF tem como algumas funções o acompanhamento dos vários departamentos no que toca ao cumprimento dos orçamentos das suas atividades, bem como a sua faturação, a procura de novos apoios financeiros de forma a melhorar atividades ou até mesmo a ação da própria Associação, e também a execução de Estudos de Mercado relativamente à Loja AEFFUL.
Para que as metas sejam alcançadas, é necessária uma forte comunicação com os vários departamentos pertencentes à estrutura, em especial com o Tesoureiro.



Departamento Cultural e Académico
É da responsabilidade do Departamento Cultural e Académico a promoção de um equilíbrio saudável entre os estudos e o lazer, de modo a que os Estudantes desenvolvam interesse não só pela Cultura, como também pelas tradições académicas da nossa querida casa. Assim sendo, o DCA visa a concretização de atividades memoráveis que fortaleçam os laços de companheirismo entre toda a comunidade estudantil.
É também fundamental dar continuidade ao excelente trabalho realizado em anos anteriores, comprometendo-nos à realização dos eventos mais queridos à FFUL e à dinamização de atividades complementares às que têm vindo a ser desenvolvidas.
É com estes princípios que nos unimos aos estudantes, para que nunca faltem momentos de descontração, uma vez que acreditamos que o nosso trajeto pela FFUL é essencial, não só para a nossa formação enquanto profissionais de saúde, mas também para o nosso enriquecimento enquanto indivíduos.

Departamento Desportivo
O Departamento Desportivo (DD) surge com o intuito de providenciar os devidos recursos a todos os estudantes pertencentes à Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) para que estes possam fruir de uma prática desportiva revigorante.
Atualmente, a AEFFUL faz-se representar em três modalidades no que toca a desportos coletivos e por inúmeros atletas individuais nas mais variadas modalidades existentes. Neste âmbito o DD tem a seu cargo assegurar a marcação de treinos, espaços e respetivos horários de treino, a inscrição das equipas e atletas individuais nas respetivas competições e manter um contacto ativo com os atletas e treinadores de maneira a assegurar um melhor acompanhamento dos mesmos. Para além disso, o DD garante ainda que os direitos e deveres redigidos no Estatuto do Estudante-Atleta da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa sejam devidamente respeitados.
Corroborando a importância do desporto na promoção do bem-estar físico e psíquico de qualquer indivíduo, o DD promoverá atividades de cariz desportivo que envolvam os estudantes mais ativamente na vida académica.
Adicionalmente, é de realçar que o departamento mantém um contacto constante com os demais organismos responsáveis pelo incentivo do desporto, sendo responsável por vários níveis de representação da AEFFUL, destacando-se a nível regional, pela ADESL, e a nível nacional, pela FADU, comunicando a todos os estudantes as respetivas competições e campanhas destas entidades.



Departamento de Divulgação e Marketing
O Departamento de Divulgação e Marketing (DDM) é responsável pelo planeamento e gestão da divulgação das atividades realizadas pela AEFFUL. Isso é feito através da elaboração de Planos de Marketing e Planos de Divulgação que garantem aos nossos estudantes e público-alvo a divulgação de conteúdo de qualidade, permitindo uma aproximação com toda a comunidade estudantil.
O DDM é também responsável pelo podcast “O último comprimido do blister” onde a AEFFUL é representada de uma maneiradescontraída e mais próxima ao Estudante.
Além disso, o DDM é responsável pela divulgação externa e mantém contato com os departamentos de comunicação e divulgação das Entidades Parceiras da AEFFUL, bem como das Entidades onde a AEFFUL se faz representar.
O objetivo principal do DDM é fornecer uma divulgação inovadora, criativa e sem igual, a fim de atender às necessidades de todos os estudantes da nossa instituição.

Departamento de Formação e Integração Profissional
O Departamento de Formação e Integração Profissional (DFIP) tem a responsabilidade de colmatar as lacunas presentes no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) e oferecer oportunidades para que os Estudantes desenvolvam ferramentas valiosas que os diferenciem no mercado de trabalho.
A nossa prioridade é promover a integração profissional dos alunos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, através de atividades como a Feira de Emprego e o Programa de Estágios de Verão, que os aproximam do setor farmacêutico e os preparam para os desafios que enfrentarão no início das suas carreiras como profissionais de saúde. Com isso, o DFIP atua como um intermediário entre as organizações profissionais e a comunidade estudantil.



Departamento de Gestão de Parcerias
O Departamento de Gestão de Parcerias (DGP) tem como responsabilidade manter e renovar parcerias obtidas em mandatos anteriores, bem como aumentar esta mesma rede através da aquisição de novos parceiros de acordo com as necessidades de todos os estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. É também da nossa responsabilidade garantir a sustentabilidade financeira de todas as atividades realizadas através de parcerias pontuais que se adaptem a cada atividade em particular, bem como encontrar apoios monetários que venham assegurar e sustentar um apoio financeiro sólido e contínuo à Associação. De salientar ainda a importância da comunicação contínua com todos os restantes departamentos, uma vez que é da nossa responsabilidade, juntamente com o DLV, apoiar a nível logístico todas as atividades da AEFFUL.

Departamento de Imagem
Cientes de que a AEFFUL só consegue cumprir os seus objetivos através de uma boa comunicação, cabe ao Departamento de Imagem assegurar a existência de designs cativantes que contribuam para uma boa transmissão da informação e, consequentemente, a uma maior adesão às demais iniciativas da AEFFUL.
Embora o Departamento de Imagem não se foque na organização de atividades, este acaba por estar envolvido na dinamização das mesmas, pois através da criatividade característica deste departamento, o Departamento de Imagem compromete-se a ir de encontro ao que os restantes departamentos da AEFFUL idealizaram para cada atividade, garantindo a existência de imagens apelativas e adequadas.
Além de dar continuidade à uniformização da imagem da AEFFUL, o Departamento de Imagem pretende aumentar a qualidade e a acessibilidade de todo o material gráfico produzido, para que este chegue a cada vez mais pessoas de uma forma diferenciadora e impactante.



Departamento de Inovação e Ciência
Mantendo por base as suas necessidades, o Departamento de Inovação e Ciência (DIC) tem como objetivo aproximar os estudantes à Comunidade Científica, tendo como principal foco a consciencialização dos alunos relativamente ao mundo da ciência em constante mudança, particularmente na área de Investigação e Desenvolvimento (I&D) inerente à Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).
Assegurando a incessante aposta na inovação, é fulcral o investimento e intervenção ativa diante de atividades de caráter tecnológico e científico, colmatando lacunas formativas ao longo dos percursos académicos da totalidade dos estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), bem como dos restantes ciclos de estudo ministrados na FFUL, capacitando-os enquanto futuros profissionais de saúde de excelência.

Departamento de Intervenção Cívica e Educação para a Saúde
O Departamento de Intervenção Cívica e Educação para a Saúde (DICES) tem como base a inclusão da Comunidade Estudantil na sociedade, através de atividades dedicadas à intervenção e sensibilização social. Além disso, pretende alertar e consciencializar a Comunidade Estudantil da FFUL para um conjunto de temáticas relevantes e atuais no âmbito da Saúde Pública.
Com a vertente da Intervenção Cívica, pretendemos dar oportunidade aos Estudantes de participarem em atividades de Apoio Social e Promoção de Civismo, de modo a aumentar o contacto entre os mesmos e a sociedade. Desta forma, damos aos Estudantes a possibilidade de os tornar cidadãos responsáveis e conscientes da realidade que os rodeia.
A nossa missão aliada à promoção da Literacia em Saúde passa por explorar variados temas que nem sempre estão presentes no plano curricular, mas que não deixam de ser pertinentes para o percurso académico dos Estudantes. Assim, organizamos atividades de cariz prático e interventivo, de modo a promover a formação de futuros profissionais de saúde.



Departamento de Logística e Vendas
O Departamento de Logística e Vendas é responsável pela gestão comercial da Loja AEFFUL, tanto online como física.
É do âmbito do DLV proporcionar aos estudantes o melhor serviço possível a nível da Loja AEFFUL, que passa por fornecer os materiais necessários para o sucesso académico a toda a comunidade estudantil, garantindo a sustentabilidade financeira da AEFFUL.
O DLV é também responsável pela realização de Coffee Breaks de forma sustentável e por todo o apoio logístico às atividades da AEFFUL, promovendo o bom funcionamento das mesmas.

Departamento de Pedagogia e Política Educativa
O Departamento de Pedagogia e Política Educativa (DPPE) atua em duas frentes principais. Por um lado, tem a missão de zelar pelos interesses dos estudantes em todos os ciclos de estudo da FFUL, tanto no que diz respeito à pedagogia como à política educativa, intervindo de forma ativa e participativa nesses dois pilares fundamentais.
No que se refere à Pedagogia, o DPPE tem como objetivo promover um ensino de excelência, equitativo e atento às preocupações e opiniões dos estudantes. Para isso, procura estabelecer uma relação de proximidade com os Órgãos de Governo da FFUL, em especial com o Conselho Pedagógico, de modo a trabalhar em conjunto na criação de um sistema de ensino cada vez mais adaptado às necessidades emergentes.
No que diz respeito à Política Educativa, o DPPE assume o compromisso de defender os ideais dos estudantes, tanto a nível local como nacional. Através de iniciativas interativas de aprendizagem e da oportunidade de participar na escrita de material político, o DPPE procura estimular a comunidade estudantil a participar ativamente em temas de índole política, de modo a aproximá-los da realidade do Ensino Superior.



Departamento de Recursos Humanos
O Departamento de Recursos Humanos (DRH) requer uma responsabilidade de grande importância ao garantir a união da equipa e as fortes relações interpessoais entre todos os elementos.
Tendo em mente a importância de uma equipa saudável, o DRH procede à realização de uma série de avaliações de forma a acompanhar o trabalho desenvolvido e detetar possíveis falhas para as colmatar, promovendo uma contínua evolução.
É ainda fundamental capacitar toda a equipa através de formações para que cada Departamento possa desempenhar corretamente o seu trabalho, promover atividades de elevada qualidade aos estudantes e para que os mesmos recebam uma representação por parte da Associação de elevada qualidade.

Departamento de Relações Internacionais
O Departamento de Relações Internacionais (DRI) é responsável por garantir a representação externa dos interesses dos estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) junto das estruturas internacionais, nomeadamente a International Pharmaceutical Students’ Federation (IPSF) e a European Pharmaceutical Students’ Association (EPSA), de forma indireta, através do Dirigente do DRI, que desempenha o cargo de European Officer que está sempre em contacto com a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF).
A nível dos eventos internacionais organizados pela IPSF e pela EPSA, o DRI visa, ainda, promover a participação dos estudantes da FFUL nas atividades e projetos propostos por estas estruturas e dar a conhecer mais sobre as mesmas.
Além disso, é da responsabilidade do DRI a divulgação dos diferentes programas de mobilidade que existem na FFUL e a captação e posterior apoio aos alunos que pretendem participar nos mesmos. Os respetivos programas de mobilidade são, nomeadamente, o Erasmus+ e o Student Exchange Program (SEP).
Para além da função de EuroOfficer, o Dirigente do DRI desempenha também o cargo de Local Exchange Officer (LEO), que está encarregue de orientar e apoiar tanto os estudantes estrangeiros que chegam a Portugal (incoming), como também os estudantes da FFUL que pretendem integrar um programa de mobilidade (outgoing).

