Órgãos de Gestão

A Assembleia Geral (AG) é o órgão deliberativo máximo da AEFFUL, no qual se integram todos os Associados. As Assembleias Gerais funcionam como um fórum para momentos de discussão e de auscultação da comunidade estudantil, bem como de delineamento de estratégias e posições vinculativas à ação da Associação. São também funções deste Órgão aprovar os documentos que moldam a atividade da AEFFUL, e deliberar sobre todos os assuntos de carácter associativo.

Cabe à Mesa da Assembleia Geral (MAG) convocar, presidir e moderar as Assembleias Gerais. A MAG é composta por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário, e rege-se pelos Estatutos da AEFFUL e pelo seu Regulamento Interno. É da competência da MAG supervisionar e assegurar a precedência e respetiva harmonia entre os Órgãos de Gestão, garantindo que são cumpridos os Estatutos da AEFFUL. Adicionalmente, a MAG tem como funções a redação das atas das Assembleias Gerais, a disponibilização dos documentos aprovados e a organização do processo eleitoral.

Qualquer Associado pode solicitar a convocatória de uma Assembleia Geral, ou levantar pontos a ser discutidos na respetiva Ordem de Trabalhos. A participação ativa dos Estudantes é essencial à tomada de decisões que sejam representativas da vontade coletiva. Quaisquer dúvidas que surjam, poderás esclarecê-las através de mag@aefful.pt.

O Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) é o Órgão de Gestão responsável pela regulação e fiscalização da AEFFUL.

Relativamente à componente fiscal, o CFD é responsável por analisar a atividade realizada pela AEFFUL e apreciar as suas contas, através dos Relatórios Individuais de Atividade e Balancetes realizados pelo Tesoureiro e pelo Departamento de Logística e Vendas, respetivamente, resultando nos Pareceres relativos à atividade da AEFFUL. Compete ainda ao CFD examinar o Plano de Atividades, Orçamento, Relatório Intercalar de Contas, Relatório de Atividades e Relatório de Contas, dando sobre estes Pareceres apresentados em Assembleia Geral.

No que diz respeito à componente disciplinar, o CFD zela pelo cumprimento dos mecanismos regulamentares da AEFFUL como Estatutos, Regulamento Disciplinar, Regulamentos Internos ou outros Regulamentos associados à atividade da AEFFUL, apresentando Pareceres Disciplinares trimestralmente em Assembleia Geral, com a análise do comportamento dos Órgãos de Gestão perante os mesmos. Para além disto, é ainda responsável pela apresentação e aplicação de Processos Disciplinares e/ou Sanções.

A Direção da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (DAEFFUL) rege-se pelos princípios de rigor, responsabilidade, espírito de equipa e entreajuda, com objetivo de representar e defender os Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).

A DAEFFUL trabalha diariamente para contribuir para a formação dos seus Estudantes, tornando-os Profissionais de Saúde mais aptos e confiantes, trazendo-lhes aquilo que precisam para se desenvolverem a nível pessoal e para melhor viverem em sociedade. Noutra vertente, a DAEFFUL é a voz de todos os Estudantes da FFUL, levando as suas necessidades e opiniões aos fóruns de discussão apropriados, quer seja a nível local, nacional ou internacional. É com grande orgulho e sentido de responsabilidade que vinte e três elementos da Direção, apoiados por e trinta e um Membros, trabalham diariamente para corresponder às expectativas de mais de 1500 Estudantes e 106 anos de história.

Departamento Comercial

O Departamento Comercial tem como principal objetivo a procura de novas parcerias vantajosas para os Associados Efetivos da AEFFUL, bem como de apoios anuais que permitam assegurar a saúde financeira da Associação. É também da competência do DC a procura de apoios para a Bolsa de Ação Social da AEFFUL. 

É ainda função do DC a organização da sala de arrumos, bem como a criação de um inventário de forma a garantir uma boa gestão do material pertencente à AEFFUL e, em conjunto com o Departamento de Logística e Vendas, a gestão de todas as encomendas.

Departamento Cultural e Académico

O Departamento Cultural e Académico é o responsável por enriquecer a vivência académica dos Estudantes, através de eventos lúdicos e culturais. Desde o típico churrasco de quinta-feira ao Sarau Académico, este Departamento visa criar momentos que cultivem o espírito académico e companheirismo tão característicos desta nossa casa, almejando também contribuir para o desenvolvimento e crescimento interpessoal dos nossos Estudantes. 

Como tal, o Departamento Cultural e Académico tem como funções o planeamento, organização e concretização de todas as atividades recreativas da AEFFUL, assegurando que, através de uma diversa panóplia de eventos, cria para os seus Estudantes momentos inesquecíveis, onde possam folgar a sua vida estudantil e cultivar o seu caráter.

Em suma, a missão deste quinteto é providenciar experiências únicas e vivências inesquecíveis que tragam conteúdo cultural às vidas dos Estudantes e que lhes proporcionem a criação de laços e memórias que os acompanhem a vida inteira. 

Departamento Desportivo

O Departamento Desportivo é o elo de ligação entre os Estudantes da FFUL e o Desporto Universitário, e tem como maior objetivo incentivar a prática desportiva junto dos Estudantes. Deste modo o Departamento Desportivo organiza atividades e divulgações pontuais, de índole desportiva para motivar e despertar a atenção dos Estudantes para representarem a AEFFUL, quer através das nossas equipas ou em modalidades individuais.

É ainda responsabilidade do Departamento acompanhar constantemente as equipas e atletas AEFFUL, assegurando que estes têm todas as condições logísticas e burocráticas necessárias para poderem apresentar o melhor rendimento nas competições em que participem. 

Departamento de Divulgação e Marketing

O Departamento de Divulgação e Marketing (DDM) surge apenas em 2019 da necessidade de comunicar e elevar o nome da AEFFUL e tudo o que a rodeia. Para isso, analisamos e construímos novas estratégias para oferecer da melhor forma os nossos serviços aos alunos da FFUL, de maneira a que todas as atividades promovidas pela nossa Associação sejam bem divulgadas e compreendidas num raio acessível a todos. 

O principal foco do DDM é primar pela inovação e criatividade do conteúdo que a nossa Associação transmite. É essencial compreender as necessidades dos estudantes, sabendo a priori o que procuram. É nossa função planificar um conjunto de estratégias apelativas e atuais, de forma a satisfazer o público-alvo, criando assim uma boa relação com os nossos estudantes e uma maior adesão destes aquando das atividades da AEFFUL.

Departamento de Formação e Integração Profissional

O Departamento de Formação e Integração Profissional (DFIP) apresenta dois focos de ação fundamentais: a vertente formativa e a aproximação dos Estudantes às diversas saídas profissionais do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF).

No que diz respeito ao plano formativo, o DFIP responsabiliza-se pela realização de sessões e cursos que visam proporcionar aos Estudantes o contacto com temas não abordados no MICF e, ainda, a possibilidade de desenvolverem soft-skills essenciais, não só no seu percurso académico, como também no meio profissional.

Quanto à aproximação às áreas profissionais, o DFIP pretende fomentar a relação dos Estudantes com a realidade profissional do mundo farmacêutico, realizando atividades que estimulam o contacto com diversas entidades empregadoras, como por exemplo o Programa de Estágios de Verão (PEV) onde, de julho a setembro, os alunos podem contactar com diversas saídas profissionais não tão exploradas no plano curricular.

Departamento de Imagem

O Departamento de Imagem (DI), tem como principal objetivo a criação de uma imagem atual, coesa e coerente, que represente as atividades levadas a cabo pela Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL), com o intuito de obter uma marca que permitirá um fácil reconhecimento pela comunidade estudantil.

Com o propósito de responder às necessidades dos estudantes, aprimorando a transmissão de informação e assegurando a visibilidade e identidade da AEFFUL tanto na sua representação interna, como na sua representação externa, o DI assumirá a responsabilidade de promover, de forma clara e direta, a panóplia de atividades organizadas pela AEFFUL, ou que por esta sejam apoiadas, surgindo assim, como uma forma criativa de unir a AEFFUL aos seus Associados.

Departamento de Informação, Promoção e Educação para a Saúde

O Departamento de Informação, Promoção e Educação para a Saúde (DIPES) tem a função de, não só completar o plano curricular vigente dos alunos da FFUL, relativamente às diversas temáticas que à Saúde Pública dizem respeito, mas também possibilitar aos Estudantes a oportunidade de poderem partilhar os conhecimentos adquiridos com a sociedade, exercendo assim, de forma crítica, a sua responsabilidade como futuros profissionais de saúde.

Deste modo, o DIPES compromete-se a realizar atividades de índole teórico e prático, que abordem assuntos nacionais e internacionais, atuais e relevantes para a população, proporcionando assim as competências necessárias aos Estudantes da FFUL.

Departamento de Inovação e Ciência

O Departamento de Inovação e Ciência (DIC) pretende complementar a formação prestada pelo Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), divulgando materiais científicos relevantes na área das Ciências Farmacêuticas produzidos pela FFUL e por outras entidades de renome tanto do panorama nacional, como internacional.  

Paralelamente, visa ainda fomentar a aproximação dos Estudantes ao universo da Investigação, através do estreitamento da relação com o instituto de investigação da faculdade, o iMed.ULisboa – Instituto de Investigação do Medicamento, e outros institutos que contribuam para o desenvolvimento científico na área da Saúde.  

Departamento de Intervenção Cívica e Ação Social

O Departamento de Intervenção Cívica e Ação Social (DICAS) baseia a sua ação em duas áreas de extrema importância, não só para a formação de um cidadão responsável, mas sobretudo para o desenvolvimento de um Profissional de Saúde mais humano e solidário.  

Pretendemos investir na procura de novas formas de apoio social, bem como facilitar o acesso à informação referente aos apoios sociais existentes. O DICAS tem ainda o objetivo de sensibilizar toda a comunidade estudantil para diferentes temáticas na área da Intervenção Cívica, incentivando-a a ter um papel mais ativo e solidário na Sociedade. 

Departamento de Logística e Vendas

O Departamento de Logística e Vendas (DLV) é o departamento responsável, não só pela Papelaria e Reprografia AEFFUL, mas também pelos espaços e equipamentos inerentes à Associação. 

A nossa principal missão é garantir que os Estudantes tenham à sua disposição todos os materiais necessários para o seu sucesso académico, assim como contribuir para a saúde financeira da AEFFUL, através da gestão dos serviços, de modo a permitir um suporte económico das atividades da mesma. O DLV é também responsável pelo apoio logístico de todas as atividades da Associação e pela Linha de Merchandising AEFFUL.

Departamento de Política Educativa

O Departamento de Política Educativa (DPE) é o departamento responsável pelo acompanhamento Pedagógico dos Estudantes, bem como pela defesa dos seus interesses ao nível da Política Educativa. 

A nossa principal função é defender a opinião e os direitos dos Estudantes, quer a nível interno, junto dos Órgãos de Gestão da FFUL, quer a nível externo, local ou nacional, em estreita colaboração com a Federação Académica de Lisboa (FAL) e com a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF).

Assim, o DPE exerce uma ação de largo espetro, que inclui a receção aos novos Estudantes no início de cada ano letivo, a recolha da opinião dos Estudantes, através de inquéritos, e a defesa dos direitos dos mesmos, através de tomadas de posição junto do Conselho Pedagógico, ou ao nível do Movimento Associativo Estudantil Nacional, com a elaboração de moções para apresentação em seio de Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA).

Departamento de Relações Internacionais

O Departamento de relações internacionais (DRI) é responsável pela transmissão ativa das opiniões dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), garantido que a sua voz chega às estruturas internacionais que os representam. Marcando presença nos seus eventos e promovendo os seus projetos e iniciativas junto dos Estudantes, o DRI procura sempre manter a proximidade entre eles e estas estruturas.
Além da representação dos Estudantes, que é feita pelo European Officer, na European Pharmaceutical Students’ Association (EPSA) e pelo Contact Person (CP), na International Pharmaceutical Students’ Federation (IPSF), o DRI tem outra vertente principal de ação, a mobilidade, trabalhando em conjunto com o Núcleo de Mobilidade na receção aos alunos incoming e no apoio aos alunos outgoing de programas como o Erasmus e o Student Exchange Program (SEP), sendo que o CP é o responsável local pela execução deste último programa, acumulando também o cargo de Local Exchange Officer (LEO).

Departamento de Recursos Humanos

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) é responsável pela realização de formações para toda a equipa, com especial foco no desenvolvimento das competências específicas e inerentes aos diferentes departamentos, com o intuito de melhorar o trabalho desempenhado por estes e, deste modo, a representação dos Estudantes da nossa casa.

Alocado ao Departamento encontra-se, também, a coordenação do sistema de avaliação de Dirigentes e Membros. Este sistema tem como objetivo a comunicação de feedback das funções exercidas pelos elementos da AEFFUL, levando a uma identificação de falhas e consequente melhoria.  

Para além destas funções, cabe também ao DRH, em colaboração com o Secretário, a gestão da Rede Alumni, promovendo o contacto e a interajuda entre antigos Dirigentes e a AEFFUL, através de iniciativas como o Dia Alumni.