Órgãos de Gestão

 

A Mesa da Assembleia Geral (MAG) é o órgão regulador da Assembleia Geral. Constituída por 3 Associados da AEFFUL – um Presidente, uma Vice-Presidente e uma Secretária – tem a responsabilidade de convocar, presidir e moderar as Assembleias Gerais, segundo o seu Regulamento Interno e respeitando escrupulosamente os Estatutos da AEFFUL, de forma equitativa e imparcial. Para além disso, a MAG tem como funções construir e presidir o Conselho Consultivo da AEFFUL, a redação das atas das Assembleias Gerais Ordinárias, Extraordinárias e do Conselho Consultivo, a aceitação de Moções para a sua aprovação em seio de Assembleia Geral e regular o processo eleitoral do mandato seguinte.

A Assembleia Geral é o Órgão máximo deliberativo da AEFFUL, onde a palavra e o voto de todos os Associados Efetivos e Não Efetivos são ouvidos da mesma forma, com o mesmo peso na ação da AEFFUL. É em seio de Assembleia Geral que se discutem os temas mais pertinentes da AEFFUL e FFUL, nas quais marcam presença obrigatória os Órgãos de Gestão como o Conselho Pedagógico e Conselho de Escola, representados pelos Estudantes eleitos, deixando os Associados sempre a par da vida na FFUL. Este é o Fórum de Discussão onde são aprovados documentos como o Plano de Atividades e o Orçamento subjacente da AEFFUL, Moções ou qualquer outro assunto que um associado ache pertinente.

Os Associados da AEFFUL podem solicitar que uma Assembleia Geral seja convocada ou adicionar pontos à Ordem de Trabalhos publicada pela MAG. É fulcral a presença do maior número de associados possível, sendo que é em seio de Assembleia Geral que se discutem assuntos que têm impacto no presente e no futuro da comunidade estudantil e do associativismo, na vida académica de todos nós.

Todas as questões relativas à MAG ou às Assembleias Gerais, ao seu funcionamento ou ação deverão ser endereçadas para mag@aefful.pt.

 

O Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) é o Órgão de Gestão cuja a principal missão é fiscalizar e regulamentar toda a atividade da AEFFUL.

Relativamente à parte disciplinar, o CFD é o foca-se na verificação do cumprimento mecanismos regulamentares se encontram a ser cumpridos, encontrando-se  nos Estatutos, Regulamento Disciplinar, Regulamentos Internos e outros Regulamentos dos vários órgãos da AEFFUL através da emissão de pareceres, os quais são apresentados em Assembleias Gerais trimestralmente. É de realçar que o CFD também tem um papel fulcral na fiscalização do Plano de Acção e pela aplicação de Processos Disciplinares e /ou Sanções.

Relativamente à componente fiscal, o CFD apresenta como tarefa analisar os vários documentos, nomeadamente o Plano de Atividades, o Orçamento, o Relatório Intercalar de Contas, os vários Relatórios de Atividades  e os Relatórios de Contas, sendo emitidos pareceres, na qual são apresentados em Assembleia Geral. Além disso, tem a incumbência de analisar todas as atividades realizadas pela AEFFUL com o auxílio dos Relatórios individuais de Atividades, realizadas pelo departamento ou órgão organizador, mas também pela análise das contas da associação através da análise dos Balancetes realizados pelo Tesoureiro e pelo Departamento de Logística e Vendas.

A Direção da AEFFUL (DAEFFUL) é composta por 23 dirigentes e 31 membros que, em conjunto, pretendem representar e defender os interesses dos Estudantes, tanto em estruturas nacionais como internacionais. É também nosso objetivo contribuir para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras, baseadas nos diferentes espetros de ação de cada Departamento.

Para o mandato de 2022, enquanto Direção da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, pretendemos contribuir para a formação de futuros Profissionais de Saúde e, além disso, proporcionar aos nossos Estudantes atividades nas quais a Associação se possa aproximar da comunidade estudantil daquela que é a mais prestigiada Faculdade de Farmácia do país.

Com isto, a DAEFFUL conta com os seus Estudantes para participarem ativamente no mundo Associativo, de modo a  elevar o bom nome da AEFFUL para que a Associação possa progredir ano após ano.

Departamento Cultural e Académico

O Departamento Cultural e Académico (DCA) tem como missão a criação de momentos e experiências que marquem a passagem dos estudantes pela nossa casa, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL).

Pretendemos então cumprir esta importante missão através da realização de atividades e eventos recreativos/culturais que impactem a nossa comunidade estudantil.

Com o retorno à normalidade avista-se uma luz ao fundo do túnel, e por isso, temos como objetivo fundamental o regresso do modelo presencial, pelo qual este departamento se rege, com o intuito de reviver as tradições e os costumes tão característicos da nossa faculdade. Deste modo, sempre com a segurança dos nossos estudantes em mente, o DCA compromete-se a trazer de volta atividades já conhecidas e acarinhadas, assim como a inovar e promover o espírito académico na nossa faculdade.

Departamento Desportivo

O Departamento Desportivo (DD) responsabiliza-se por promover a prática desportiva a todos os estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), através da criação, divulgação e sustentação de equipas que representam a AEFFUL. Além disso, o DD assegura a inscrição de qualquer estudante interessado numa modalidade individual na respetiva competição universitária, providenciando todo o seu apoio e disponibilidade para obter dos seus atletas o maior rendimento possível, e garante ainda que os direitos e deveres redigidos no Estatuto do Estudante-Atleta da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa sejam devidamente respeitados.

Desta forma, o desporto é cada vez mais uma componente essencial na vida de qualquer indivíduo, uma vez que apresenta inúmeras vantagens a nível emocional e físico, e é ciente disso que o DD pretende realizar atividades que envolvam os estudantes mais ativamente na vida académica.

Além disso, este departamento mantém um contacto constante com outras Associações e Federações Desportivas, sendo responsável por vários níveis de representação da AEFFUL, destacando-se a nível regional, pela ADESL, e a nível nacional, pela FADU, comunicando a todos os estudantes as respetivas competições e campanhas destas entidades.

Departamento de Divulgação e Marketing

 O Departamento de Divulgação e Marketing (DDM), é responsável por todo o planeamento e gestão da divulgação das atividades realizadas pela AEFFUL, através da elaboração de Planos de Marketing e Planos de Divulgação que garantam aos nossos Estudantes e Público-Alvo a divulgação de conteúdo de qualidade, permitindo-nos uma aproximação com toda a Comunidade Estudantil.

É também assegurado por este Departamento toda a divulgação externa, mantendo sempre o contacto entre os departamentos de comunicação e divulgação tanto das Entidades Parceiras da AEFFUL como das Entidades onde a AEFFUL se faz representar.

Desta forma, o DDM assume o compromisso de uma divulgação inovadora, criativa e inigualável, com o principal objetivo de suprimir as necessidades de todos os Estudantes da nossa Casa.

Departamento de Formação e Integração Profissional

O Departamento de Formação e Integração Profissional (DFIP) é responsável por colmatar as lacunas existentes no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF). Temos o dever de disponibilizar e assegurar formações e workshops enriquecedores nos quais os Estudantes podem desenvolver skills que os irão distinguir no Mercado de Trabalho. 

Primamos pela integração profissional, proporcionando aos Estudantes da FFUL atividades como a Feira de Emprego e o Programa de Estágios de Verão que os aproximem cada vez mais do mundo profissional e do setor farmacêutico, preparando-os para os desafios que poderão encontrar no ínicio da sua carreira enquanto profissionais de saúde.

Desta forma, o DFIP é capaz de criar e ser a ponte entre as entidades profissionais e a comunidade estudantil.

Departamento de Gestão de Parcerias

O Departamento de Gestão de Parcerias (DGP) tem como objetivo a procura de parcerias, tanto pontuais como para sócios, assim como a gestão e solidificação das mesmas, de modo a garantir a sustentabilidade financeira das atividades da nossa Associação.

É importante salientar, ainda, a necessidade de uma constante comunicação e colaboração entre o DGP e os restantes Departamentos, uma vez que é da competência do mesmo assegurar, juntamente com o DLV, o apoio logístico de todas as atividades da AEFFUL.

Para além disso, o DGP visa pela constante organização e atualização, tanto da Base de Dados, como da Sala de Arrumos, a fim de perpetuar o seu bom funcionamento.

Departamento de Imagem

Uma imagem vale mais que mil palavras e é por este mote que se rege o Departamento de Imagem, zelando pela constituição de conteúdo gráfico que vá ao encontro das expectativas de todos aqueles que nos acompanham.

O campo de ação deste Departamento consiste na criação de imagens, não só relativas a todas as atividades desenvolvidas pela AEFFUL e também a momentos de representação externa. Deste modo, apenas o DI é capaz de construir, criar e traduzir um desejo em arte, tendo como principais pilares a criatividade, inovação e sentido estético.

Não sendo um departamento organizador de atividades, o trabalho desenvolvido pelo DI é imprescindível para que haja uma divulgação apelativa de todas as informações relacionadas com as atividades dos restantes Departamentos. É este constante contacto com os mesmos que contribui, não só para o bom desenvolvimento de uma imagem representativa da estrutura em que nos encontramos, como também para a uniformização de todo o conteúdo gráfico.

É assim missão do DI garantir a idealização de imagens que representem a AEFFUL e que permitam a comunicação com os nossos Estudantes, Parceiros e restante Público-Alvo.

Departamento de Inovação e Ciência

O Departamento de Inovação e Ciência (DIC) tem como foco principal incentivar a aproximação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) à área de Investigação e Desenvolvimento (I&D), proporcionando atividades de índole científica que possam fazer dos Estudantes futuros profissionais de saúde mais qualificados. O DIC pretende ainda assistir ao crescente interesse dos Estudantes na área de Investigação Científica e colmatar alguns efeitos da pandemia que se começam a sentir no contexto da execução de técnicas laboratoriais.

É fulcral para o DIC que todos os Estudantes da FFUL se sintam acompanhados durante todo o seu percurso académico e que o possam complementar com atividades de cariz científico e tecnológico, frutíferas para o seu futuro. Com as suas atividades, o Departamento pretende ainda despoletar o espírito crítico dos Estudantes e valorizar os que se destacam pelo seu contributo na investigação e inovação.

Departamento de Intervenção Cívica e Educação para a Saúde

O Departamento de Intervenção Cívica e Educação para a Saúde é definido pela conjugação entre duas vertentes, a Intervenção Cívica e a Promoção de Saúde.

Este departamento tem como um dos principais objetivos desenvolver atividades sobre temas relevantes de Saúde Pública para a formação de profissionais de saúde mais aptos, cientes das necessidades da população e preparados para o meio profissional. Para isso, queremos colocar os Estudantes no terreno, pondo em prática conhecimentos que complementam o nosso plano curricular.

Para além disso, temos como missão a integração da Comunidade Estudantil em iniciativas focadas no desenvolvimento de uma sociedade mais civicamente responsável, fazendo dos nossos Estudantes mais solidários e conscientes de que as nossas ações podem fazer a diferença. Desta forma, comprometemo-nos a fazer a ponte entre a Intervenção Cívica e os Estudantes, aproximando-os ao voluntariado e a iniciativas de cariz solidário.

Departamento de Logística e Vendas

O Departamento de Logística e Vendas (DLV) tem como principal função a gestão da Loja AEFFUL, tanto a loja online como a loja física.

O DLV é responsável por proporcionar a todos os estudantes um bom serviço de Papelaria e Reprografia, garantindo assim que os nossos estudantes tenham o material necessário para o seu bem-estar e sucesso académico. 

Este departamento é ainda responsável pelo apoio logístico tanto aos outros departamentos, como a todas as atividades da AEFFUL, garantindo o bom funcionamento das mesmas.

Departamento de Pedagogia e Política Educativa

O Departamento de Pedagogia e Política Educativa (DPPE) engloba duas vertentes de ação principais. É da sua responsabilidade a defesa dos interesses dos estudantes de todos os Ciclos de Estudo da FFUL, tanto a nível pedagógico como no que à política educativa diz respeito, assumindo uma postura interventiva nestes dois grandes pilares.

No que toca à Pedagogia, o DPPE prima por defender um ensino igualitário de excelência, dando voz às preocupações e opiniões dos estudantes. Visa fomentar uma relação de proximidade com os Órgãos de Governo da FFUL, nomeadamente o Conselho Pedagógico, unindo esforços com o objetivo comum de assegurar o funcionamento de um sistema de ensino cada vez mais adaptado às necessidades emergentes.

O papel do DPPE, no âmbito da Política Educativa, assume um caráter de compromisso para com a defesa dos ideais dos estudantes, a nível local e nacional. Advogar pelas convicções dos Estudantes da FFUL e aproximá-los à realidade do Ensino Superior é prioridade do departamento, pautando-se pela vontade incessante de estimular a comunidade estudantil a tornar-se cada vez mais participativa em temáticas de índole política, através da oferta de momentos interativos de aprendizagem e da oportunidade de ser parte integrante na escrita de material político.

Departamento de Recursos Humanos

O Departamento de Recursos Humanos tem como principal missão a gestão de toda a estrutura interna da AEFFUL, fomentando relações fortes entre todos os seus elementos e zelando por um ambiente coeso e de intercolaboração.

Paralelamente, é também responsável pelo acompanhamento de todo o trabalho desenvolvido pela equipa, nomeadamente através de um sistema de avaliações, permitindo detetar e colmatar possíveis falhas e promovendo assim uma melhoria contínua. 

Sendo fundamental elevar a qualidade da representação dos Estudantes é essencial que toda a equipa esteja devidamente capacitada para desempenhar corretamente o seu trabalho, pelo que é também função do DRH proporcionar formações que permitam o desenvolvimento de competências específicas inerentes aos diferentes cargos.

Departamento de Relações Internacionais

O Departamento de Relações Internacionais (DRI) garante a representação externa dos interesses dos estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) junto das estruturas internacionais: a International Pharmaceutical Students’ Federation (IPSF), através do Contact Person (CP), e a European Pharmaceutical Students’ Association (EPSA), de forma indireta, através do European Officer em contacto com a Associação Portuguesa dos Estudantes de Farmácia (APEF).

Para além da representação a nível dos eventos internacionais organizados pela IPSF  e pela EPSA, o DRI visa, ainda, promover a participação dos estudantes da FFUL nas atividades e projetos propostos por estas estruturas e dar a conhecer mais sobre as mesmas.

Além disso, é da responsabilidade do DRI a divulgação dos diferentes programas de mobilidade existentes na nossa faculdade e o apoio aos alunos que pretendem participar nos mesmos. Em conjunto com o Núcleo de Mobilidade, o DRI assegura, também, a receção aos estudantes estrangeiros que estejam a realizar estes programas em Portugal.  Aqui incluem-se, portanto, os programas: Erasmus+ e o Student Exchange Program (SEP).

No que diz respeito ao SEP, o EuroOfficer acumula à sua função o cargo de Local Exchange Officer (LEO), encarregando-se de orientar e apoiar tanto os estudantes estrangeiros que chegam a Portugal (incoming), como também os estudantes da FFUL que pretendem integrar este programa de estágio internacional (outgoing).