Órgãos de Gestão

A Assembleia Geral (AG) é o órgão deliberativo máximo da AEFFUL, no qual se integram todos os Associados da mesma. As Assembleias Gerais funcionam como um fórum de discussão e auscultação da comunidade estudantil, bem como de delineamento de estratégias e posições vinculativas à ação da Associação, eleita anualmente para representar os estudantes da FFUL. São também funções deste Órgão, aprovar os documentos que moldam a atividade da AEFFUL, e deliberar sobre todos os assuntos de carácter associativo.

Cabe à Mesa da Assembleia Geral (MAG) convocar, presidir e moderar, de forma imparcial, todas as Assembleias Gerais. A MAG é composta por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário, e rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da AEFFUL. É da competência da MAG supervisionar e assegurar a precedência e respetiva harmonia entre os Estatutos da AEFFUL e os Regulamentos Internos dos diferentes Órgãos de Gestão. Adicionalmente, a MAG tem como funções a moderação do Conselho Consultivo, a redação das atas das Assembleias Gerais e do Conselho Consultivo, a disponibilização dos documentos aprovados e a organização do processo eleitoral.

Qualquer Associado pode solicitar a convocatória de uma Assembleia Geral, ou propor pontos a serem adicionados à Ordem de Trabalhos. A participação ativa dos Estudantes é essencial à tomada de posições que sejam representativas da vontade coletiva. Quaisquer dúvidas que surjam relativas às Assembleias Gerais, ao seu funcionamento ou deliberações, poderão, as mesmas, ser endereçadas para mag@aefful.pt.

O Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) é o Órgão de Gestão responsável pela fiscalização e regulação da AEFFUL.

No que toca à parte fiscal, o CFD tem várias responsabilidades, desde a análise de toda a atividade realizada pela AEFFUL à avaliação das contas da Associação, através dos Relatório Individuais de Atividade e de Balancetes que são executados pela Tesoureira e pelo Departamento de Logística e Vendas, respetivamente, advindo Pareceres relativos à atividade da AEFFUL. A ação do CFD passa ainda pela análise do Plano de Atividades, do Orçamento, do Relatório Intercalar de Contas, do Relatório de Atividades e do Relatório de Contas, dos quais são emitidos pareceres que, posteriormente, são expostos em Assembleia Geral.

Relativamente à componente disciplinar, o CFD promove o cumprimento dos mecanismos regulamentares da AEFFUL, entre eles os Estatutos, o Regulamento Disciplinar, os Regulamentos Internos e outros Regulamentos associados à atividade da AEFFUL, expondo os Pareceres Disciplinares trimestralmente em Assembleia Geral, onde se inclui a análise do comportamento dos Órgãos de Gestão perante os mesmos. É também responsável pela fiscalização do Plano de Ação e pela exposição e aplicação de Processos Disciplinares e/ou Sanções.

A Direção da AEFFUL (DAEFFUL) é constituída por 23 dirigentes e 28 membros que diariamente contribuem para o desenvolvimento de iniciativas baseadas nos diferentes espetros de ação de cada Departamento. Para além desta importante função, garantimos também a representatividade da AEFFUL e da Faculdade nas Associações e Federações onde nos fazemos representar, de modo a levar os interesses e direitos dos nossos Estudantes a um patamar nacional e internacional.

Para o mandato de 2021 delineámos pilares fulcrais da nossa ação que contribuirão para a preparação dos Estudantes enquanto promotores de informação fidedigna e fundamentada na área da Saúde, numa altura em que, mais do que nunca, é necessário combater a desinformação generalizada. É também necessário aproximar a nossa Associação à comunidade estudantil da FFUL de forma a aumentar o seu interesse pelas atividades por nós realizadas, proporcionando um contacto cada vez mais próximo entre a AEFFUL e os seus Estudantes. 

Entre estes e muitos outros objetivos, a DAEFFUL conta contigo para mais um ano, particularmente desafiante, mas certamente carregado de conquistas!

Departamento Cultural e Académico

Vida Académica, Cultura, Estudantes: os 3 vértices do triângulo que pauta o Departamento Cultural e Académico (DCA). É nossa missão, este ano, criar momentos que marquem a passagem pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), seja por registarmos na memória de cada um todas as vivências com os nossos amigos, seja pelo enriquecimento cultural, ao qual nem sempre conseguimos dedicar tanto tempo enquanto estudantes.

É nesta base que definimos a nossa perspetiva para as futuras atividades, alinhando-as em duas frentes: recreativas, concordantes com o atual estado pandémico, e culturais que “permaneçam connosco mesmo quando já esquecemos tudo o resto”, fazendo com que não se quebrem as nossas tradições, possamos promover a envolvência intercultural nos nossos estudantes e consigamos garantir os tão necessários “take a deep breath moments”.

Departamento Desportivo

O Departamento Desportivo (DD), consciencializado para a importância e vantagens que o desporto acarreta na saúde de qualquer indivíduo, tanto a nível físico, como a nível psicológico, é responsável pela promoção e incentivo do desporto na FFUL. Com este objetivo em mente, pretendemos organizar atividades de índole desportiva que possibilitem aos Estudantes um contacto direto com o desporto, de carácter competitivo ou não.

Para além disto, temos ainda como função o acompanhamento e apoio logístico das equipas e atletas AEFFUL, de modo a que possuam todas as condições necessárias para treinarem. Para isto, torna-se fundamental uma comunicação ativa e constante com todos os atletas.

Departamento de Divulgação e Marketing

O Departamento de Divulgação e Marketing (DDM) é essencial para garantir uma comunicação estratégica com os nossos estudantes, parceiros e o restante público-alvo de qualquer uma das iniciativas da AEFFUL. A adequada divulgação de todos os nossos projetos é fundamental para dar a conhecer a nossa Associação, mas acima de tudo, é crucial para que todos os que pertencem a esta Casa se sintam parte integrante de cada uma dessas atividades. 

Assim, são funções do DDM definir estratégias de divulgação, tendo por base um marketing regido pela inovação e criatividade, elaborar conteúdo que marque pela diferença, e principalmente, criar uma boa relação com toda a Comunidade que representamos.

Departamento de Formação e Integração Profissional

O Departamento de Formação e Integração Profissional (DFIP) assenta em dois grandes pilares: o âmbito formativo e o da integração dos Estudantes às diversas áreas do Setor Farmacêutico.

Quanto ao plano formativo, o DFIP tem como objetivo proporcionar aos Estudantes momentos que permitam o desenvolvimento de competências necessárias para a formação de um profissional de saúde mais completo e que não são tão abordadas no Plano de Estudos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF).

Em relação à aproximação às diversas saídas profissionais do MICF, o DFIP prima por oferecer aos Estudantes a oportunidade de contactarem, de uma forma mais direta, com a realidade do Mercado de Trabalho, através de atividades como a Feira de Emprego e o Programa de Estágios de Verão (PEV).

Departamento de Imagem

Responsável pelo conteúdo gráfico de toda a Associação, o Departamento de Imagem tem na sua posse o poder de produzir todas as imagens relativas às atividades e eventos organizados pela AEFFUL. Apoiando-se no espírito criativo e no olho estético, cabe a estes artistas pôr em prática as ideias visuais dos restantes Departamentos de uma forma apelativa e visualmente aliciante. 

Tendo as principais ferramentas de edição de imagem e vídeo na palma da sua mão, buscam o estabelecimento de uma imagem uniforme e coesa, assegurando uma identidade gráfica facilmente reconhecida, não apenas pelos Estudantes representados, como também pelas diferentes Entidades do Setor Farmacêutico e Associativo.

A sua função consiste, assim, no estabelecimento de uma relação de proximidade entre a AEFFUL e os seus Associados, culminando na transmissão de informação de forma clara, direta e dinâmica. 

Departamento de Intervenção Cívica e Educação para a Saúde

O Departamento de Intervenção Cívica e Educação para a Saúde (DICES) baseia a sua ação em duas áreas imprescindíveis para complementar o currículo formativo dos Estudantes, a Intervenção Cívica e a Promoção da Saúde.

Desta forma, o DICES tem como missão sensibilizar a Comunidade Estudantil para as diversas temáticas no âmbito da Saúde Pública contribuindo assim, para a formação de futuros Profissionais de Saúde mais informados e capazes de transmitir o seu conhecimento à comunidade, intervindo de forma ativa e responsável na mesma.

É ainda da responsabilidade do Departamento promover a Responsabilidade Social dos Estudantes da FFUL, tornando-os cidadãos conscientes das problemáticas da sociedade onde se inserem.

Departamento de Inovação e Ciência

O Departamento de Inovação e Ciência (DIC) responsabiliza-se pelo acompanhamento do percurso académico dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), complementando-o com atividades de cariz prático e conteúdo científico relevantes, no espetro das Ciências Farmacêuticas, que capacitam a sua formação, preparando-os para o seu futuro enquanto Profissionais de excelência. 

Paralelamente, o DIC visa aproximar a comunidade estudantil à área da Investigação e Desenvolvimento (I&D), mantendo uma relação íntima com o Instituto de Investigação da Faculdade, o iMed.Ulisboa, e cimentando o reconhecimento e a valorização do mérito dos Estudantes que se destacam pelo seu contributo na Inovação e Investigação.

Departamento de Gestão de Parcerias

O Departamento de Gestão de Parcerias (DGP) tem como missão solidificar a relação entre a AEFFUL e os seus parceiros, assim como investir na procura de possíveis novas parcerias com as quais possamos contar, anual ou pontualmente, de modo a fornecer o apoio necessário à nossa estrutura. 

É também da nossa responsabilidade, juntamente com o DDM, fazer uma divulgação dinâmica e informativa das diversas entidades que colaboram connosco!

É importante salientar, ainda, a necessidade de uma constante comunicação e colaboração entre o DGP e os restantes Departamentos, uma vez que é da competência do primeiro assegurar, juntamente com o DLV, o apoio logístico de todas as atividades da AEFFUL.

Departamento de Logística e Vendas

O Departamento de Logística e Vendas (DLV) apresenta como principal função a Gestão da Loja AEFFUL, assim como a logística do seu Património Físico.

É responsabilidade deste departamento proporcionar todas as ferramentas necessárias, produtos e serviços, para o sucesso e aproveitamento escolar, bem como bem-estar dos alunos.

O DLV tem ainda função fornecer um apoio logístico a outros departamentos nas várias atividades da Associação, garantindo uma gestão eficaz de tudo aquilo que é necessário para o seu correto funcionamento.

Departamento de Pedagogia e Política Educativa

O Departamento de Pedagogia e Política Educativa (DPPE) assenta em dois grandes pilares e níveis de atuação, desempenhando um papel fundamental no acompanhamento pedagógico e na representação de todos os Estudantes, defendendo os seus interesses e garantido o bom funcionamento do ensino na FFUL.

O DPPE defende um ensino de qualidade e trabalha para garantir o acesso ao mesmo por parte de todos os Estudantes. Ambiciona uma aproximação a todos os Ciclos de Estudo ministrados na FFUL e dedica-se a estreitar relações com os Órgãos de Governo da FFUL, nomeadamente o Conselho Pedagógico, para que, em cooperação com este, seja garantido um bom desempenho do sistema de ensino. 

No que respeita à Política Educativa, o DPPE advoga pelos interesses e convicções dos Estudantes, quer em fóruns de discussão nacionais, quer redigindo moções e tomadas de posição conscientes e informadas, sempre primando pela transparência. Além disso, move-se também para fomentar o interesse dos Estudantes por matérias políticas relevantes para o Ensino Superior, proporcionando momentos de reflexão e aprendizagem sobre as mesmas.

Departamento de Relações Internacionais

O Departamento de Relações Internacionais (DRI) é responsável pela representação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) na International Pharmaceutical Students’ Federation (IPSF), através do Contact Person (CP) e na  European Pharmaceutical Students’ Association (EPSA), indiretamente, através do contacto do European Officer com a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), garantindo assim que a voz dos Estudantes da FFUL seja ouvida para lá das nossas fronteiras. 

Para além da representação externa, marcada principalmente pela presença nos eventos Internacionais organizados pela EPSA e IPSF, o DRI visa também dar a conhecer estas Associações aos Estudantes da FFUL, divulgando e promovendo as suas atividades e projetos. 

Relativamente aos programas de mobilidade, nomeadamente o Erasmus+ e o Student Exchange Programme (SEP), é ainda da responsabilidade do Departamento o apoio a estudantes que os pretendam realizar. Em conjunto com o Núcleo de Mobilidade, asseguramos também a receção de estudantes estrangeiros que realizem estes programas em Portugal. Para o caso específico do SEP, o EuroOfficer acumula o cargo de Local Exchange Officer (LEO), orientando e apoiando tanto os alunos Incoming como os Outgoing.

Departamento de Recursos Humanos

O Departamento de Recursos Humanos (DRH) tem a seu cargo a gestão formativa de todos os elementos da equipa, priorizando as necessidades destes, de forma a primar pelo desenvolvimento de competências específicas e, consequentemente, a representação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). 

É também exclusivo deste departamento um programa de avaliação de toda a equipa (dirigentes e membros) que tem como propósito o levantamento de feedback inerente à performance dos integrantes da AEFFUL.

Simultaneamente, o DRH, em colaboração com o Secretário, participa na gestão e dinamização da Rede Alumni, fomentando a colaboração de antigos dirigentes com a AEFFUL, através de dinâmicas como o Dia Alumni.