OUTRAS AVENTURAS

TWINNET

Twinnet é programa de mobilidade da European Pharmaceutical Students’ Association (EPSA), visando a que os membros da EPSA troquem cultura, conhecimento e que tenham experiências interculturais. Neste projeto de mobilidade, dois a quatro grupos de estudantes de diversos países realizam o intercâmbio visitando o país de cada grupo. Cada grupo, quando hosting group, é responsável por organizar um evento com o intuito de acolher o grupo de estudantes que vem de outro país.

As datas do programa são bastante flexíveis visto que através do registo no site da EPSA e arranjando um parceiro, este poderá decorrer em qualquer altura do ano desde de que acordado entre ambas as partes.

O Twinnet tem como objetivo ter o custo mais baixo possível, no entanto, cada coordenador, pode organizar o programa como achar melhor neste sentido, pedindo patrocínios ou organizando iniciativas que revertam para a organização do projeto. O programa poderá ter custos associados, no entanto os mesmos podem ser extremamente reduzidos, consoante a recolha de patrocínios e o acordo entre os Twinnet Coordinators.

A EPSA ajuda fornecendo contactos para potenciais parceiros e patrocínios.

Para mais informação, mobility@epsa-online.org

 

ALMEIDA GARRETT

O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade interna de estudantes do ensino  superior público universitário, visando promover a qualidade e reforçar a dimensão Nacional do  Ensino Superior. No quadro da mobilidade de estudantes, o Programa Almeida Garrett oferece  a possibilidade de efetuar um período de estudos, com pleno reconhecimento académico,  numa universidade pública portuguesa. 

Este programa está disponível para estudantes do 1º e 2º ciclo de estudo.

 

Destinos disponíveis:

Universidade dos Açores 

Universidade do Algarve 

Universidade de Aveiro 

Universidade da Beira-Interior 

Universidade de Coimbra 

Universidade de Évora 

Universidade da Madeira 

Universidade do Minho 

Universidade do Porto 

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Datas do programa em si: duração de um semestre.

Nos cursos de 1.º Ciclo a mobilidade apenas pode realizar-se a partir do 2.º ano e  desde que o estudante já tenha realizado pelo menos 60 ECTS. Nos cursos de 2º ciclo, a  mobilidade só pode ocorrer no 2.º semestre. Os estudantes apenas podem efetuar um único  período de mobilidade em universidades nacionais. 

Candidaturas: Os prazos para apresentação de candidaturas para os alunos da FFUL decorre de 1 de março a  30 de abril.  

O estudante deverá preencher o plano de estudos tendo em consideração a oferta formativa da  instituição de acolhimento. 

O plano de estudos deverá ser assinado pelo beneficiário, pelo Coordenador Local do  Programa AG e pelo Coordenador Local da instituição de acolhimento. 

Todas as unidades curriculares que os estudantes efetuam na Universidade de acolhimento  devem ser integralmente reconhecidas pela Universidade origem desde que correspondam ao  que foi previamente definido no Contrato de Estudos. 

Qualquer alteração ao Contrato de Estudos inicialmente aprovado deve ser comunicada e  aprovada pela Universidade de origem. 

Caso os estudantes se inscrevam em unidades extra curriculares, os créditos das mesmas  poderão não ser reconhecidos pela Universidade de origem. 

Os estudantes interessados em participar no Programa Almeida Garrett devem reunir os  seguintes documentos e apresentá-los nos Serviços Académicos: 

– Formulário de Candidatura (contactar o Gabinete de Erasmus da FFUL)

– Contrato de Estudos 

Preços e apoios monetários:

Apenas se pagam as propinas da respetiva Universidade de origem.

Não existe a atribuição de bolsas de estudo para apoiar a mobilidade dos alunos

Contacto Gabinete de Erasmus: erasmus@ff.ulisboa.pt