Responsabilidade Social

Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SASULisboa)

A Ação Social no Ensino Superior desenvolve-se num modelo de intervenção direcionado para atender aos desafios que o contexto socioeconómico coloca aos estudantes. A missão dos SASULisboa é proporcionar apoios sociais, de modo a favorecer a igualdade de oportunidades no acesso e na frequência bem-sucedida da Universidade de Lisboa, contribuindo para a formação integral dos seus estudantes, em contexto académico de cidadania ativa.

Os SASULisboa desenvolvem a sua atividade no âmbito da concessão de apoios sociais diretos, dos quais se destacam as Bolsas de Estudo e apoios sociais indiretos, como o acesso à alimentação, ao alojamento, ao apoio à infância e, em articulação com serviços específicos da ULisboa, aos serviços de saúde, às atividades socioculturais e desportivas.

Bolsa de Ação Social AEFFUL

No ano de 2017, a AEFFUL realizou um Inquérito Social de forma a aferir o enquadramento socioeconómico dos Estudantes. Com base nos seus resultados, confirmou-se uma lacuna ainda existente no sistema de apoio social providenciado pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SASULisboa). Reconhecendo a importância de uma Associação de Estudantes interventiva na realidade socioeconómica dos Estudantes da FFUL, sempre com o intuito de ajudar aqueles cujas condições económicas não permitem uma vida digna enquanto Estudante e Cidadão Português, surgiu a implementação da Bolsa de Ação Social AEFFUL.

A Bolsa de Ação Social AEFFUL visa, assim, apoiar os Estudantes da FFUL com comprovadas necessidades económicas, de modo a que o seu desempenho académico não seja prejudicado por falta de meios.

Crón-ICAS

Uma das iniciativas que o DICAS tem vindo a implementar são as Crón-ICAS. Esta rubrica consiste em textos elaborados por convidados ou por pessoas que revelem interesse em escrever sobre um determinado tema de Intervenção Cívica. O objetivo é consciencializar os Estudantes da FFUL para esses temas, complementar perspetivas, provocar reflexões que despertem o nosso espírito crítico e incentivar a fazer a diferença para um bem maior.