Associação Conversa Amiga

A Associação Conversa Amiga tem como Missão “dar vida a projetos inovadores que surjam da conversa”. Conversa com quem? Pessoas em situação de solidão e exclusão.

Assim, sendo Voluntário nesta Associação, terás a oportunidade de atender chamadas telefónicas, a partir de casa, efetuadas por pessoas que se sentem sós e que apenas precisam de alguém com quem falar.

Para poderes ser Voluntário nesta linha de apoio emocional, terás de ter uma formação prévia.

Podes participar todos os dias entre as 15h e as 22h, durante o tempo que desejares!

Caso tenhas interesse, pedimos que entres em contacto diretamente com a Associação, através dos seguintes contactos:


E-mail: geral@conversa.pt
Telefone: +351 210 174 998

SEMEAR | "Precisamos do teu Talento"

O SEMEAR é um programa sem fins lucrativos focado na capacitação e inclusão socioprofissional de pessoas com dificuldade intelectual.

Acreditamos que todos têm o direito a ter acesso às ferramentas e conhecimentos necessários para ter sucesso e por isso precisamos do seu Talento nas áreas da informática e línguas:

Se tem conhecimentos de informática, pode ajudar-nos a:

  • Dar formação a pessoas que querem aprender a usar da forma mais eficiente o Excel, PowerPoint, SharePoint ou Outlook;
  • Desenvolver aplicações informáticas para apoiar as nossas atividades;
  • Identificar potenciais melhorias na ótica do utilizador no nosso website e redes sociais.

Se tem conhecimentos de línguas, pode ajudar-nos a:

  • Dar formação a pessoas que querem aprender inglês, francês ou espanhol;
  • Traduzir documentos para estas línguas;
  • Apoiar a comunicação com pessoas de outras culturas.

Informações:

  • Quando começa?: 18 janeiro 2024;
  • Quando termina?: 31 dezembro 2024;
  • Qual a duração? 8 Horas / Dia.

Se está interessado em participar, pode inscrever-se através de geral@semear.pt

Banco de Bens Doados

Banco de Bens Doados combate o desperdício e promove a inclusão social, recuperando produtos não alimentares e equipamentos que são entregues a Instituições de Solidariedade acompanhadas. Estes produtos podem ser utilizados na própria instituição ou encaminhados para as famílias beneficiárias.

Para preparar os cabazes que serão entregues precisamos da ajuda de voluntários.

Quando? Todos os dias úteis (de 2ª a 6ªfeira), até final de fevereiro 2024.

Onde?  No armazém do Banco de Bens Doados, situado na Av. de Ceuta, Bairro da Quinta do Cabrinha em Lisboa

Duração da ação? O tempo que cada pessoa tiver disponível, de manhã (9h30 às 12h30) ou de tarde (14h30 às 17h30).

Quantos voluntários são precisos? Todos os que estiverem disponíveis para ajudar até ao máximo de 15 voluntários por turno.

Quem beneficia desta ação? As Instituições de Solidariedade Social e as famílias apoiadas e ainda o Banco de Bens Doados

Para mais informações contactar: Marta Vinhas/Filipa Fonseca – Projectos Solidários  projectossolidarios@entrajuda.pt

Contacto: 213600500  

Instituto Português do Desporto e Juventude

O IPDJ, Instituto Português do Desporto e Juventude, é uma instituição pública que tem como objetivo promover a prática desportiva e a participação juvenil em Portugal, através da organização de eventos, do apoio a atividades desportivas e recreativas, da promoção da educação para a cidadania e da coordenação de políticas públicas relacionadas com o desporto e a juventude.

Algumas das suas principais áreas de atuação incluem a organização de eventos desportivos, o apoio ao desenvolvimento de atividades desportivas e recreativas, a promoção da educação para a cidadania e a participação cívica, a promoção da igualdade de género e a luta contra a violência no desporto

Poderás, através do link, visualizar as oportunidades que o IPDJ oferece, além de te conseguires candidatar a este voluntariado: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/

Associação de Apoio à Vida

A associação Apoio à vida é uma instituição particular de solidariedade social dedicada ao apoio à mulher grávida e aos seus bebés.

Têm como missão acompanhar mulheres grávidas, companheiros ou familiares em situação de dúvida ou dificuldade psicológica, familiar ou social. Acolhem e capacitam ainda todas as mulheres grávidas que assim desejarem.

Após o preenchimento do formulário será agendado com o voluntário uma pequena entrevista para que este conheça a associação e de forma a corresponder o que o voluntário gostaria de fazer e as tarefas que têm disponíveis.

Poderás candidatar-te a este voluntariado através do link: https://forms.gle/shW7J8vohMATziQZA

Banco Alimentar Contra a Fome

Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.

Têm como missão lutar contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas, que a título voluntário, se associam a esta causa.

Poderás participar na atividade regular do Banco alimentar, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.

Como voluntário poderás participar na preparação de cabazes de bens perecíveis e não perecíveis para entregar às instituições beneficiárias do Banco Alimentar, atendimento de instituições, separação e organização de alimentos, entre outras

Poderás candidatar-te a este voluntariado através do link: https://www.bancoalimentar.pt/quero-ser-voluntario/

CEDEMA: Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais

A CEDEMA é uma instituição Privada de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada por um grupo de pais que, ao ver-se envelhecer, vivia a angústia de deixar os filhos deficientes em locais inadequados, sem as condições mínimas de reabilitação exigidas. Nesse sentido, têm como missão o alojamento, a reabilitação e a inclusão social da pessoa adulta portadora de deficiência mental.

Poderás participar na atividade regular na

  • CACI Vida Viva (Ameixoeira – Lisboa) às segundas, quartas e sexta das 10h30 às 16h30; 
  • Equipamento Social Telhadinho (Famões – Odivelas) ao fim de semana, mediante a tua disponibilidade!

O voluntariado destaca-se maioritariamente por fazer acompanhamento/companhia aos utentes, assim como alguns passeios, mantendo sempre atividades neste âmbito.

Contacta-nos através do e-mail dices@aefful.pt para te inscreveres como voluntário da Associação!

Associação CASA

O Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) tem a missão de auxiliar aqueles que se encontram em situação de sem abrigo, que integrem famílias em risco ou famílias carenciadas, através de ações de solidariedade social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.

O voluntário pode desempenhar várias funções como apoiar diariamente a população em situação de sem-abrigo da cidade preparando e distribuindo almoços e jantares, outros bens essenciais, realizando apoio social e trabalhando para a sua integração.

Esta associação necessita de no máximo 3 participantes no período da manhã (09h30-13h), e o mesmo no período da tarde (14h30-18h).

Contacta-nos através do e-mail dices@aefful.pt para te inscreveres como voluntário da Associação!

Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa promove o voluntariado nos domínios da ação social, da saúde e da cultura.

Os voluntários complementam a ação dos profissionais, nomeadamente através do apoio emocional dos beneficiários, da diversificação das atividades, da implementação de novas práticas e da promoção do conhecimento.

Poderás candidatar-te a este voluntariado através do link: https://candidaturasvoluntariado.scml.pt/CandidaturasVoluntariado/Home/FormularioCandidatura

Comunidade Vida e Paz

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com personalidade jurídica e civil, sem fins lucrativos e tutelada pelo Patriarcado de Lisboa.

Assim sendo, a grande missão da Comunidade é ir ao encontro das pessoas em situação de sem-abrigo e motivá-las a (re)construir o seu sentido de vida, através de uma relação de confiança que é criada olhando para as suas necessidades (e.g., alimentação, roupa, escuta ativa, palavra de conforto e esperança).

 Neste sentido, a equipa das ceias tem o importante papel de confecionar as ceias (sandes) que são levadas à noite pelas nossas equipas de rua. As ceias realizam-se de segunda a sexta das 14h00 às 16h00. Assim, são necessários 3/4 voluntários à segunda, terça e quarta, conforme a composição das equipas.

Contacta-nos através do e-mail dices@aefful.pt para te inscreveres como voluntário da Associação!

Projeto EVA - Envelhecer Vivendo Apoiado

O Projeto EVA – Envelhecer Vivendo Apoiado é um projeto de intervenção social, na área do envelhecimento, gerido e promovido pelo Projecto Alkantara – Associação de Luta contra a Exclusão Social.

De um modo geral, a sua intervenção foca-se num acompanhamento psicossocial junto da população idosa, realizando intervenções individuais ao domicílio, de âmbito psicomotor, cognitivo e/ou emocional.

Como forma de melhorar e aperfeiçoar a sua intervenção, sempre com foco no bem-estar da população idosa, têm à disposição de toda a comunidade um Programa de Voluntariado. Este programa consiste na inscrição de voluntários que pretendam acompanhar os  idosos em pequenos momentos do seu dia, seja desde uma ida às compras, uma chamada telefónica de companhia, numa caminhada pela zona de residência do utente, ou até mesmo um jogo tradicional de cartas ou tabuleiro.

Poderás candidatar-te a este voluntariado através do link:  https://forms.gle/nau6zAvqbeg3QYi57.