ANIMAIS

Animalife

A Animalife é uma associação nacional sem fins lucrativos que combate o abandono de animais de estimação atuando contra as suas causas, providenciando apoio a famílias carenciadas e pessoas em situação de sem abrigo com animais de estimação, bem como associações de proteção animal. Assenta num modelo de voluntariado, contando com 150 voluntários espalhados pelos diferentes polos do país.

SOS Animal

A SOS Animal – Portugal é uma organização não-governamental e associação sem fins lucrativos de proteção animal e ambiental que conta com voluntários e apoiantes em todo o país. Tem como missão proteger e defender todos os animais e o seu habitat, através da partilha de informação que estimule a compaixão, respeito e compreensão dos seres humanos para com todas as espécies.

União Zoófila

A União Zoófila tem como missão defender, proteger e tratar animais domésticos em risco. É uma associação de utilidade pública administrativa sem fins lucrativos que alberga centenas de cães e gatos suportando todas as despesas de alimentação, tratamento diário e cuidados veterinários.

COMUNIDADE

Ajuda de Mãe

A Ajuda de Mãe é uma associação de solidariedade social criada com a missão de apoiar cada mãe e cada família de modo a que o nascimento do bebé seja um factor de melhoria da sua vida e da vida familiar e ainda ultrapassar dúvidas e dificuldades que possam originar situações de risco e exclusão.

CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo)

O Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) tem a missão de auxiliar aqueles que se encontram em situação de sem abrigo, que integrem famílias em risco ou famílias carenciadas, através de ações de solidariedade social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou gênero.

Comunidade Vida e Paz

A Comunidade Vida e Paz tem como missão ir ao encontro e acolher pessoas em condição de sem abrigo, ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a (re)construir o seu projeto de vida, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.

Re-food

A Re-food é uma organização independente, orientada por cidadãos, 100% voluntária, uma comunidade de caridade eco-humanitária, que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro. A sua missão é eliminar o desperdício de alimentos e a fome, envolvendo toda comunidade numa causa comum.

Just a Change

O Just a Change é uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal, mobilizando agentes locais para sinalizar casos de pobreza habitacional e selecionando os casos alvo de intervenção. Esta associação encarrega-se ainda por mobilizar os principais recursos necessários ao projeto e execução de cada obra.

Banco Alimentar

Os Bancos Alimentares são instituições particulares de solidariedade social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Os Bancos Alimentares em actividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam, ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confeccionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 390.000 pessoas.

Associação Conversa Amiga

A ACA tem como missão “dar vida a projetos inovadores que surjam da conversa”. Conversa com quem? Pessoas em situação de solidão e exclusão. Assim, o primeiro instrumento de ajuda da ACA é a “conversa” de onde resultam as ideias e os projetos socialmente inovadores e empreendedores, ao mesmo tempo que se trata as pessoas com paridade, igualdade e humanidade.

Serve the City

A Serve the City faz por construir pontes entre pessoas, instituições e territórios, através de acções de voluntariado, de forma a tornar as cidades mais justas, fraternas e solidárias. Esta associação vai ao encontro de pessoas socialmente fragilizadas, atuando nas temáticas da exclusão, da pessoa sem abrigo, da pessoa idosa isolada, das crianças e jovens em situações de maior vulnerabilidade, da pessoa imigrante ou refugiada.

Abem

O abem: é um programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que tem por missão desenvolver programas solidários de grande impacto social que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses, garantindo que todos os portugueses têm acesso aos medicamentos de que precisam.

CRIANÇAS E JOVENS

Terra dos Sonhos

A Terra dos Sonhos pretende sensibilizar, inspirar e capacitar a sociedade para a importância do bem estar emocional e mental na qualidade de vida e saúde física das pessoas e implementar ferramentas de bem estar emocional para os segmentos da sociedade cuja situação de saúde física ou emocional se encontre especialmente debilitada.

Academia do Futuro

A AdF é uma associação educativa que presta serviços gratuitos de apoio comportamental e escolar, a crianças e jovens com dificuldades do 1º e 2º ciclo. A premissa é simples: acreditam que através do desenvolvimento pessoal e do apoio personalizado ao aluno, o sucesso escolar é algo que surge como consequência natural. E como fornecem esse apoio personalizado? Através de voluntários!

Associação SOL

A Associação Sol é uma instituição que apoia crianças infetadas e afetadas com o vírus VIH/Sida e suas famílias. Fundada em 1992, a associação tinha como projeto primordial a construção de uma casa que albergasse crianças órfãs, vítimas desta doença, o que veio a acontecer cinco anos mais tarde. A Casa Sol acolhe 14 crianças entre os 8 e os 19 anos e trata-se da primeira e única casa que alberga crianças seropositivas em Portugal.

Acreditar

A Acreditar é uma rede de partilha e apoio feita de crianças, jovens, pais e amigos. Desde 1994 enfrentam da melhor maneira as dinâmicas que o cancro infantil impõe, tentando proporcionar a todos a certeza de apoio num momento de incertezas. Tem como missão “Tratar a criança ou o jovem com cancro e não só o cancro na criança ou jovem”, promovendo a sua qualidade de vida e da família.

Ajuda de Berço

A Ajuda de Berço existe desde 1998 para dar colo, carinho e casa a bebés e crianças desprotegidas. Nesta casa feita de muitos berços e de muitas ajudas, trabalham todos os dias para proporcionar um presente digno e feliz a crianças dos 0 aos 3 anos que esperam por um futuro – uma família de adopção, o regresso à família biológica ou outro colo onde encontrem a proteção que merecem e precisam.

DOENÇAS

Raríssimas

A Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras – foi fundada com a missão de apoiar doentes, famílias, amigos de sempre e de agora que convivem de perto com as doenças raras. Um grupo de pais sentiu necessidade de partilhar as suas experiências e de encetar uma luta sem tréguas para darem aos filhos a dignidade e qualidade de vida que mereciam. A frase “Existimos porque há pessoas raras, com necessidades raras” tornou-se um emblema da associação e gerou um verdadeiro awareness junto da população portuguesa sobre as dificuldades sentidas por estas famílias.

Cerci Lisboa

A Cerci Lisboa é uma cooperativa de solidariedade social sem fins lucrativos, fundada por um grupo de familiares de crianças com deficiência intelectual, técnicos e pessoas interessadas. É uma organização pró-ativa, que proporciona respostas a cerca de 900 pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, em diversos âmbitos de intervenção social e ao longo de todo o ciclo de vida.

Associação ABRAÇO

A ABRAÇO nasceu a partir do trabalho desenvolvido por um grupo de voluntários com o propósito de promover e melhorar as condições hospitalares e apoiar, a nível psicológico, social e material, pessoas infetadas pelo VIH/SIDA e as suas famílias, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa. É uma associação privada sem fins lucrativos que presta apoio a pessoas infetadas e afetadas pelo VIH/SIDA, desenvolvendo ações de prevenção para a redução do número de novos casos de infeção pelo VIH.

Elo Social

A Elo Social – Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Mental Jovem e Adulto, é uma instituição particular de solidariedade social vocacionada para o apoio às pessoas portadoras de deficiência mental, nos vectores de formação, emprego, apoio ocupacional e apoio residencial, tendo como grande objectivo promover a sua integração social e qualidade de vida. A missão do Elo Social é procurar por todos os meios melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e das suas famílias.

Associação Salvador

A Associação Salvador atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003. Ao longo do tempo, tem desenvolvido projetos diferentes e ambiciosos que tiveram excelentes resultados e um demonstrado impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas com deficiência. A Associação Salvador tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

IDOSOS

Coração Amarelo

A Associação Coração Amarelo promove iniciativas que visem apoiar pessoas em situação de solidão e/ou dependência, preferencialmente as mais idosas. Da mesma forma, atua junto das entidades responsáveis, promovendo iniciativas tendentes à sua sensibilização para a necessidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Amigos Improváveis

A Associação Amigos Improváveis foi fundada em 2014 com o objetivo de recuperar boas relações de vizinhança e aproximar gerações. Acreditam em Amizades presentes e recíprocas, que não deixam ninguém sentir-se só nem estar isolado. E em particular, acreditam muito em Amizades que não olham a idades.

INTERNACIONAL

Para Onde?

A “Para Onde?” é uma associação sem fins lucrativos que surgiu com o objetivo de criar espaços-tempo (a nível local, nacional e internacional) onde pessoas diferentes se juntem, se conheçam e cresçam comprometidas com um país e um mundo mais justos. Pessoas diferentes em idade, contexto sociocultural, nacionalidade e religião, unidas pelo mesmo objetivo.

AMI

A AMI é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos que tem como objetivos lutar contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas da guerra, em qualquer parte do Mundo. A AMI desenvolve, a nível internacional, três grandes tipos de intervenções, designadamente, Missões de Emergência, Missões de Desenvolvimento e Projetos Internacionais em Parceria com Organizações Locais.

MEIO AMBIENTE

Plantar Uma Árvore

A Plantar Uma Árvore, enquanto associação de voluntariado, promove a adoção de uma atitude cívica positiva e ecológica em defesa da floresta nativa. A associação desenvolve e implementa programas de voluntariado, de curta e longa duração, para a recuperação de áreas ecologicamente degradadas através das restituição de bosques nativos e das espécies autóctones, envolvendo a comunidade, organizando iniciativas que permitam o envolvimento da sociedade.