Assistência Médica Internacional (AMI)

A AMI é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos, que tem como visão atenuar as desigualdades e o sofrimento no Mundo, colocando o Ser Humano no centro das preocupações. Criar um mundo mais sustentável, mais harmonioso, mais inclusivo, mais tolerante, menos indiferente, menos violento.

Poderás participar na atividade através das seguintes formas:

  • Nos meses de abril e maio – (datas flexíveis – segunda à sexta, das 9h30 às 17h30) – triagem de radiografias no Armazém de Lisboa;
  • No mês de abril – (sábado e domingo, 15 e 16 de abril) – Recolha Alimentar em supermercados de Lisboa;
  • Tarefas a desempenhar pelos voluntários na AMI: organização dos bens doados e organização das diversas áreas (refeitório, vestiário, consultório médico, roupeiro, etc).

Poderás candidatar-te a este voluntariado através do link: https://ami.org.pt/como-ajudar/voluntariado/ 

AFS Portugal

A Intercultura-AFS Portugal é uma organização juvenil de voluntariado, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Promove desde 1956 oportunidades de aprendizagem intercultural para que todos possam desenvolver conhecimento, competências e compreensão necessárias para a criação de um mundo mais justo e pacífico.

No âmbito da nossa atividade, nomeadamente no que respeita ao apoio aos programas de intercâmbio promovidos pela nossa rede AFS, o nosso voluntariado pode desempenhar diversos papéis:

Planeamento

  • Organiza Campos de Orientações para os Programas AFS
  • Organiza eventos ou passeios culturais na sua estrutura local AFS
  • Reúne Famílias de Acolhimento para partilha de experiências
  • Prepara sessões de esclarecimento para estudantes, famílias ou voluntariado 

Apoio

  • Conhece os perfis dos estudantes AFS e das famílias de Acolhimento e encontra a combinação familiar mais adequada
  • Estabelece contacto com as escolas de acolhimento
  • Organiza apresentações de estudantes internacionais na comunidade
  • Apoia regularmente estudantes e famílias de acolhimento para monitorização do Programa AFS

 Formação

  • Orienta estudantes e famílias nos seus percursos de aprendizagem intercultural
  • Apresenta e integra os estudantes AFS estrangeiros na sua cultura local
  • Facilita aprendizagens através de actividades criativas
  • Partilha os seus próprios conhecimentos e experiência culturais

 Organização e coordenação

  • Desenvolve projectos comunitários promovendo aprendizagens sobre como respeitar e valorizar outras culturas
  • Faz voluntariado em estruturas locais AFS e assume posições de coordenação
  • Aprende como dinamizar o voluntariado local
  • Inspira outros a servir a sua comunidade

Poderás, através do link, enviar um pedido de informação e a partir daqui começar a ua viagem: https://www.intercultura-afs.pt/voluntariado-afs/ 

Equipa d’África

A Equipa d’África é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento sem fins lucrativos, nascida em 1998. Desenvolve anualmente projetos de voluntariado-missionário e atividades de cooperação social e pedagógica em Portugal, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, com o objetivo de melhorar as condições de vida das populações locais. 

Há uma formação ao longo do ano (novembro a outubro), assente em alguns pilares, para formar os voluntários e angariar todos os fundos monetários necessários, no final, esta formação culmina no envio das missões de voluntariado, entre 2 semanas a 2 meses.

É um projeto juvenil sendo que os voluntários têm entre os 18 e os 30 anos. 

Queres saber mais sobre esta ONG? Consulta as redes sociais da Associação:

SabMais

O SabMais surgiu após uma primeira experiência de voluntariado na ilha de São Vicente, no início de 2023, através da associação Espaço Jovem. Ao longo deste voluntariado, focado no apoio escolar de crianças do 1º ciclo, houve a oportunidade de criar fortes laços com outros membros da comunidade. 

Esta associação de voluntariado é focada no apoio aos jovens do ensino secundário. O voluntariado decorre no centro de explicações, no Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, no centro da cidade de MindeloConsistirá no acompanhamento dos estudos dos alunos do secundário locais durante o ano letivo, através de explicações das matérias lecionadas, como Português, Matemática e Física. 

O objetivo é de que os alunos atinjam melhores resultados e que, assim, possam candidatar-se a bolsas de financiamento das propinas, seguindo o seu sonho de ingressar na universidade, sem constrangimentos financeiros.

Podes candidatar-te através de www.sabmais.com , onde é possível encontrar os requisitos necessários para ser voluntário e mais informação sobre o projeto.