Reserva Natural Local do Paul de Tornada
A Reserva Natural Local do Paul de Tornada é uma Área Protegida de âmbito local, gerida pelo Município das Caldas da Rainha em estreita parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA): GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e Associação PATO – Associação de Defesa do Paul de Tornada.
A Reserva é uma zona húmida de água doce, de elevada importância ecológica que integra a Rede Nacional das Áreas Protegidas e está classificada como Sítio Ramsar – importante Zona Húmida de acordo com a Convenção de Ramsar.
As atividades de voluntariado integram a renaturalização de espaços naturais e propagação de espécies autóctones de árvores, arbustos e flores, com especial relevo para as espécies nectaríferas importantes para os polinizadores.
A atividade de voluntariado poderá ser acompanhada de uma atividade de ciência cidadã, com recurso a aplicações digitais, monitorização de insetos, fauna ou flora.
Como participar? Enviar email para centroecologicopauldetornada@gmail.com
Datas: A agendar de acordo com a disponibilidade dos voluntários e do Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada.
Projeto Coastwatch
Projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade, ciência cidadã e voluntariado ambiental, dinamizado em Portugal, pelo GEOTA.
O projeto consiste na realização de caminhadas nas zonas costeiras portuguesas, para observação e registo das observações nos questionários Coastwatch (disponíveis em pdf, App ou formulário google). São observados os animais, algas, plantas, tipo de zona costeira, lixo marinho e riscos e ameaças ao litoral. Associada à monitorização é realizada recolha de lixo. De forma a preparar os percursos ambientais Coastwatch, conhecer a ecologia das zonas costeiras e a metodologia do Projeto, a Equipa dinamiza sessões informativas online de 30 minutos, gratuitas, (Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsYa2UxuDp3RSDYPEe61aYBIBX8nrbpxp8J_KY9UxgdIob3A/viewform).
Datas: Setembro a Maio (datas à escolha dos participantes)
Localização: Todo o litoral português
Interessado? Descobre mais aqui: https://coastwatch.pt/PARTICIPAR
Campanha de Reciclagem de Radiografias com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico
A reciclagem das radiografias permite evitar a sua deposição em aterro, minimizando assim a contaminação do ambiente, reduzindo desta forma a sua extração na natureza e as nefastas consequências que este processo tantas vezes tem, quer pela destruição de áreas naturais quer pela exploração das populações locais, muitas vezes em países em desenvolvimento.
Por outro lado, a prata resultante da sua reciclagem tornou-se uma fonte de receitas muito importante para o trabalho social da AMI em Portugal, através dos seus 15 equipamentos e respostas sociais espalhadas de norte a sul do país e ilhas. Por cada 2kg de Radiografias Triadas reverte numa refeição servida.
- Turnos – Manhã: Das 9h30 às 12h30 / Tardes: Das 14h30 às 1h30
Inscreve-te como voluntário em https://ami.org.pt/como-ajudar/voluntariado/!
