Simpósio Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – Ciência e Sociedade

A AEFFUL tem o prazer de apresentar o Simpósio ELA: Ciência e Saúde organizado pela Professora Doutora Dora Brites, Leader do grupo Biologia Neuro-Glial na Saúde e na Doença do iMed.ULisboa da FFULisboa, que conta com o apoio logístico da AEFFUL e com a presença de representantes de diversas organizações de saúde e de solidariedade social.

ELA tuga 21-3 (2)

“ELA é a abreviatura de Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença neurodegenerativa progressiva que atinge os neurónios motores do córtex cerebral, tronco encefálico e medula espinhal. A disfunção destes neurónios origina uma deficiente capacidade de iniciar e controlar o movimento do músculo, fazendo com que as pessoas percam gradualmente a capacidade de se mover, falar, comer e respirar. A morte ocorre geralmente num período de 3 a 5 anos, uma vez que a única terapêutica aprovada apenas prolonga a sobrevida em cerca de 3 meses.

A forma esporádica, de origem desconhecida é a que afecta a maioria dos doentes, sendo a familiar, causada por várias mutações já identificadas, bastante menos frequente. Nos últimos anos muito se tem investigado sobre as causas da doença e inúmeros medicamentos têm sido testados, sem que se tenha identificado a forma como esta pode ser combatida.

Apesar de novas descobertas na identificação de processos de patogénese da ELA, ainda se está longe de conhecer a origem da doença. Desta forma torna-se premente uma investigação multidirigida e transversal que reúna o esforço de todos, envolvendo desde a investigação básica e clínica para encontrar novas estratégias terapêuticas, até novas formas interventivas de melhorar a qualidade de vida destes doentes pelos diversos profissionais de saúde, família e Sociedade.

É neste contexto que surge este Simpósio sobre a ELA pretendendo sensibilizar os diversos sectores da sociedade para esta problemática ao mostrar a investigação em curso e os avanços tecnológicos alcançados, requisitos na nossa opinião fundamentais para uma visão mais optimista sobre a doença.”

Dora Brites

 

Nos dias 22 e 23 de Abril, a discussão deste tema chega ao Auditório da FFULisboa e com ele oradores de renome nacional e internacional que virão falar do que investigam e da forma como lidam com esta doença que muito interesse tem despertado nos últimos tempos.

Para formalizar a sua inscrição no Simpósio, terá até ao dia 18 de abril para o fazer e, para tal, basta aceder ao link: https://goo.gl/forms/bcKOIxv8P4

Para mais informações, consulte o site do evento: https://alssymposium2016.wix.com/alssymposium

Qualquer dúvida, contacte-nos através do e-mail gef@aefful.pt